A MBDA assinou dois Memorandos de Entendimento (MoUs) com as companhias gregas MILTECH e ALTUS como parte de sua iniciativa “R&D Booster” na Grécia, em 6 de fevereiro de 2024.
O “R&D Booster” da MBDA é um componente do acordo de parceria estratégico entre a França e Grécia assinado em 2021 e que tem como objetivo desenvolver cooperações de longo prazo na Europa.
Junto com a MILTECH e a ALTUS, a MBDA vai colaborar em projetos para desenvolver sistemas baseados no míssil AKERON MP.
A primeira etapa da parceria com a MILTECH diz respeito ao desenvolvimento de um kit de lançamento AKERON MP, que a MBDA está oferecendo agora no mercado global como uma opção para torres automáticas leves equipadas com armas de baixo calibre.
Ao unir forças com a ALTUS, sob o segundo acordo de parceria, a MBDA busca desenvolver uma variedade de drones táticos equipados com mísseis AKERON MP. Essa cooperação vai começar validando a integração dos mísseis AKERON MP no novo UAV ATLAS 8 HEAVY LIFTER da ALTUS.
Eric Béranger, CEO da MBDA, disse: “Esses dois novos acordos de parceria, assinados no âmbito da parceria estratégica entre a França e a Grécia, visam desenvolver atividades de longo prazo com a indústria de defesa helênica. Eles solidificam o relacionamento de longa data existente entre a MBDA e a Grécia. Eles também demonstram a capacidade da MBDA de promover, apoiar e fortalecer a cooperação industrial na Europa, um valor que está no cerne do DNA da MBDA.”
Esses projetos de desenvolvimento complementam as iniciativas de cooperação existentes nas áreas da produção, serviços e P&D. O objetivo de todos esses projetos e contratos é fortalecer os laços entre a MBDA e a Base Industrial de Defesa Helênica.