Search
Close this search box.

Livro Branco de Defesa Nacional é tema de simpósio na ESD

O Ministério da Defesa (MD), por intermédio da Assessoria Especial de Planejamento (ASPLAN), realizou, nesta quarta-feira (01), a abertura do Simpósio “O Ambiente Estratégico do Século XXI” no contexto da revisão do Livro Branco de Defesa Nacional 2024 (LBDN 2024). O evento ocorre em dois dias consecutivos, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF).

A atividade conta com a presença de representantes das Forças Singulares, da Universidade de Brasília (UNB), do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério das Relações Exteriores, da Universidade Católica de Brasília, do Centro Soberania e Clima e também da ESD.

O Assessor Especial do Planejamento do MD, General de Brigada Fernando Marques de Freitas, deu as boas-vindas aos participantes do simpósio e falou sobre as atribuições da ASPLAN. Em seguida, o Capitão de Mar e Guerra Luis Olavo Athayde Zuniga abordou o Livro Branco de Defesa Nacional. “O Livro Branco não é um livro de governo, mas sim de Estado, sustentado no tripé da comunicação, da transparência e da diplomacia. O LBDN é o mais completo documento acerca das atividades de defesa do Brasil”, disse.

O Simpósio contou, ainda, com outras palestras. O Professor da UNB Antonio Jorge Ramalho Rocha abordou o Sistema Internacional Contemporâneo. Já a Chefe da Divisão de Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores, Ministra Viviane Rios Balbino, abordou a Governança Global e a aspiração do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O evento tem como finalidade caracterizar o ambiente estratégico do século XXI com foco nos sistemas internacional e nacional contemporâneos. Na ocasião, foram discutidos temas e informações de grande importância, relacionados com o ambiente estratégico do século XXI, e que devem fazer parte do LBDN 2024.

O LBDN é o mais completo documento acerca das atividades de defesa do Brasil. Abrangente, visa esclarecer a sociedade brasileira e a comunidade internacional sobre as políticas e ações que norteiam os procedimentos de segurança e proteção à nossa soberania.

Por Tenente Cristiane dos Santos – Fotos: Cabo L. Carvalho e Sd Pedro Lucas
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom) – Ministério da Defesa (MD)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter