Evento reuniu 15.500 mil profissionais da segurança pública e corporativa, 69 delegações de 35 países e mais de 100 marcas expositoras em São Paulo. Este é o principal evento de tecnologia e inovação em equipamentos e serviços. Próxima edição é a LAAD Defence & Security, de 1 a 4 de abril de 2025, no Rio Centro, no Rio de Janeiro
A 5ª edição da LAAD Security & Defence encerrou ontem, 4/04, com resultados positivos em termos de visitação e volume de negócios. O evento reuniu, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, mais de 100 empresas expositoras, de 12 países, dos segmentos de segurança pública, segurança privada e defesa. De acordo com os organizadores, o evento recebeu 15.500 mil profissionais, que visitaram durante os três dias de realização.
Evento ‘irmão’ da LAAD Defence & Security, realizada bienalmente no Rio de Janeiro nos anos ímpares, a LAAD Security & Defence voltou a ser realizada na capital paulista nos anos pares depois de um intervalo de cinco anos, em função da pandemia. Focando no setor de segurança e defesa, concentra empresas brasileiras e internacionais dedicadas ao desenvolvimento de soluções em tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Law Enforcement, Homeland Security e Gestores de Segurança de Grandes Corporações, Concessionárias de Serviços e Infraestrutura Crítica do Brasil e América Latina.
A feira ofereceu oportunidade de conectar as empresas expositoras a visitantes qualificados, delegações internacionais e autoridades de segurança pública e defesa. “Além das mais de 100 marcas expositoras e de um público visitante extremamente qualificado, recebemos 69 delegações de 35 países. Essas delegações vieram ao país para explorar oportunidades de negócios com fornecedores de classe mundial”, avalia Sergio Jardim, diretor geral da Creative Events, empresa organizadora do evento. Segundo ele, por volta de 650 reuniões foram realizadas entre empresas expositoras e delegações oficiais.
O evento concentrou a participação de diversas autoridades públicas dos setores de segurança, como a secretária municipal da Segurança Urbana de São Paulo, Elza Paulina de Souza, que participou da cerimônia de abertura do evento, na qual citou o projeto “Smart Sampa”, que deverá contar com 20 mil câmeras até o final do ano e da característica de ser uma plataforma integradora dos vários sistemas de segurança da capital paulista, além do uso inovador de drones para monitoramento de eventos e áreas de risco. “Fico muito honrada de estar na LAAD e dizer que a cidade de São Paulo está comprometida com a segurança”, completou Elza.
Já o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Mario Luiz Sarrubbo, destacou a importância da realização de um evento como a LAAD no atual contexto mundial e brasileiro, onde crescem as organizações criminosas e a violência urbana, “fato que exige investimentos e integração das forças do Estado”. Sarrubbo também destacou a importância do diálogo com polícias e forças armadas para enfrentar a criminalidade organizada e o investimento em tecnologia e equipamentos. “É uma feira de negócios que interessa ao setor de segurança pública para conhecer novas tecnologias e segurança para promover a cidadania no Brasil. Empresas privadas e autoridades públicas para construir um Brasil melhor”, concluiu o secretário.
Já o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luís Manuel Rebelo Fernandes, reforçou que a retomada da LAAD na cidade de São Paulo também sinaliza “a retomada do binômio segurança e defesa como um eixo de desenvolvimento e direito à segurança e vida no Brasil”. Para ele, essa “é uma integração importante, pois as áreas de segurança e defesa, e a capacidade nacional para produtos de segurança, são pilares centrais da nova política industrial brasileira”, completou Fernandes.
O diretor executivo da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), Coronel Armando Lemos, avaliou como muito positiva a realização da LAAD Security & Defence. “A participação da ABIMDE foi extremamente produtiva, pois tornou possível discutir o novo ambiente regulatório para certificação de produtos para a área de segurança pública, o que também é um avanço para o Brasil. O país está se posicionando também nos mesmos padrões mundiais de produtos na área de segurança. Além disso, nos permitiu reforçar aos órgãos de segurança pública a importância e o potencial da indústria nacional”, disse.
Lemos comentou também que foi possível uma maior interação com a Secretaria de Nacional de Segurança Pública acerca da divisão de certificação da ABIMDE. “Trata-se de uma divisão de certificação acreditada pelo INMETRO. O pessoal da comissão de certificação teve contato com as polícias que estão adquirindo novos materiais, buscando padrões de qualidade para esses materiais e a Secretaria Nacional de Segurança Pública tem incentivado bastante a padronização de produtos por meio da criação de normas novas. A organização do evento está de parabéns, especialmente o Sergio Jardim, diretor da Creative Events, pela nossa parceria com a ABIMDE e a indústria nacional”, avaliou.
Lançamento
Um lançamento relacionado ao atendimento emergencial foi destaque na LAAD Security & Defence. Trata-se do It Clamp, solução inovadora para o controle de sangramentos e hemorragias.
Representado com exclusividade no Brasil pela Allos Soluções em Saúde, o It Clamp foi desenvolvido pela Innovative Trauma Care, dos Estados Unidos inicialmente para uso em ferimentos craniomaxilofaciais, mas também mostrou-se muito eficaz no atendimento de ferimentos em membros. O dispositivo feito em policarbonato é um Clampe, com fixadores de aço inoxidável, que aproximam as bordas da ferida, controlando a hemorragia para o deslocamento da vítima com mais segurança até o socorro adequado.
O dispositivo, de uso único, tem aplicação para APH Tático, APH Civil, Sites Remotos, entre outras.
“A feira foi excelente. O lançamento foi muito bem recebido porque não existe nada similar no mercado brasileiro com os benefícios que o It Clamp oferece. Tivemos reuniões com as forças armadas, as forças policiais, CACs e demais profissionais da área, ou seja, todo o segmento da segurança pode se beneficiar com o It Clamp”, disse o Dr. Rodrigo Carvalho, Consultor Médico da área Tático Militar e sócio da Allos. A empresa participa da próxima edição da LAAD Defence & Security no Rio de Janeiro, em 2025, com mais lançamentos.
Na edição de 2023 da LAAD Defence & Security, a feira reuniu no Rio de Janeiro empresas de 44 países, representados por 364 marcas fornecedoras de equipamentos, serviços e tecnologias de 20 segmentos da indústria de defesa e segurança. O evento teve também a participação de 192 delegações oficiais de 71 países e registrou a presença de cerca de 40 mil visitantes.
Galeria de Fotos LAAD 2024
Fotos: Lucas Lacaz Ruiz
Fotos: Lucas Lacaz Ruiz
Fotos: Lucas Lacaz Ruiz