A AEL Sistemas e a ARES, empresas brasileiras do grupo Elbit Systems, concluíram sua participação na LAAD Defence & Security 2025, reafirmando suas posições de referência em soluções multidomínio da defesa nacional. Durante o evento, apresentaram soluções inovadoras em tecnologias interoperáveis, com destaque para sistemas avançados de comunicação, comando e controle, modernização de aeronaves militares, torres e estações de armas e projetos anti SARP (anti-drones). A presença das empresas atraiu a atenção de autoridades, como os ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que visitaram o estande conjunto para conhecer as novidades tecnológicas.
Com tecnologia de ponta desenvolvida no Brasil, a AEL Sistemas demonstrou como pode ser uma forte parceira no processo de modernização do A-29 Super Tucano, ao integrar sua experiência em aviônicos de última geração para ampliar as capacidades operacionais da aeronave. Também demonstrou por meio de telas interativas como está o processo de integração do Link BR-2, o mais avançado sistema de comunicação segura da Força Aérea Brasileira. A solução permite o compartilhamento de dados em tempo real entre diferentes plataformas, das três Forças Armadas, fortalecendo a interoperabilidade nas operações.
Na LAAD 2025, a torre UT30BR, estação de armas remotamente controlada desenvolvida pela ARES, foi apresentada em uma versão mais tecnológica, agora com possibilidade de equipar viaturas do Exército com anti SARP (anti-drones). Essa solução possui canhão automático de 30 mm, metralhadora coaxial de 7,62 mm e sistemas eletro-ópticos de última geração. A torre permite engajamento preciso de alvos com total proteção da guarnição, inclusive em ambientes de baixa visibilidade e operações noturnas.

Soluções para o Brasil
Entre os destaques da feira também foi apresentado o sistema de artilharia ATMOS 155mm, que deve integrar o Projeto Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado sobre Rodas, em negociação com o Exército Brasileiro.
Outro produto exibido foi o Hermes 900, Veículo Aéreo Não-Tripulado que trouxe alta performance operacional para a Força Aérea Brasileira, especialmente em ações de vigilância e reconhecimento. A Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, assistiu à apresentação do H-900 e suas potencialidades de ampliar a atuação para a Amazônia. Essa tecnologia é um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) de média altitude e longa autonomia. Com uma envergadura de 15 metros e capacidade para transportar cargas de até 300 kg, o H-900 é equipado com sensores avançados, incluindo câmeras de alta definição e radares de abertura sintética, permitindo operações de reconhecimento e vigilância em extensas áreas, como a região Norte do país.
“A LAAD é uma vitrine estratégica para demonstrarmos o nosso compromisso com o desenvolvimento tecnológico do Brasil e com as demandas das Forças Armadas. O Hermes 900, por exemplo, é uma solução de vigilância de longo alcance ideal para o monitoramento da Amazônia, oferecendo imagens em tempo real, capacidade de voos prolongados e sensores de alta performance para garantir a soberania e a proteção da região”, afirma Gal Lazar, presidente da AEL Sistemas.
Sobre a LAAD
A LAAD Defence & Security chega à sua 15ª edição, consolidada como o principal evento de negócios e soluções tecnológicas, abrangendo todas as frentes: Marinha, Exército, Força Aérea, Segurança Pública e Corporativa. O evento, realizado no Riocentro teve a participação de mais de 400 marcas expositoras, que apresentaram as principais soluções tecnológicas voltadas a todos os elos da defesa e segurança.