Nota DefesaNet
Texto em Inglês
O Editor
Israel 16 de setembro de 2020 – O Heron, um UAV desenvolvido e construído pela Israel Aerospace Industries (IAI), pousou hoje no Aeroporto Internacional Ben Gurion, se tornando o primeiro UAV a pousar em um aeroporto internacional ao lado de voos comerciais, que ocupam o espaço aéreo civil.
O UAV decolou do campo de aviação de Ein Shemer, pousou em Ben Gurion e voou de volta para Ein Shemer. Toda a decolagem, vôo e pouso foram operados a partir da estação de controle de Ein Shemer.
Este pouso histórico prova a maturidade e segurança do sistema operacional Long Runner do IAI, que permite aos UAVs decolar e pousar automaticamente em rotas de longo curso (alcances de até 1500 km e mais) usando tecnologia de comunicação por satélite e uma combinação de tomadas precisas off e capacidade de pouso automático.
O Heron tem um extenso histórico operacional durante os muitos anos em que tem sido usado pelas forças aéreas israelenses, alemãs e de outras nações e é projetado para realizar missões estratégicas e táticas mais longas. Ele pode resistir a condições climáticas severas, transportar várias cargas úteis (sensores) e transmitir informações em tempo real para as forças e tomadores de decisão no campo. O UAV Heron pode transportar cargas de até 290 kg e também pode ser usado para uma variedade de fins civis.
O Vice-Presidente de Engenharia da IAI e CEO do Grupo de Aeronaves Militares, Moshe Levy, disse: “O UAV Heron do IAI fez uma descoberta significativa hoje, pousando pela primeira vez em um aeroporto internacional. O futuro do mundo da aviação precisará permitir que veículos aéreos não tripulados pousem em aeroportos civis, e hoje isso aconteceu pela primeira vez graças ao trabalho árduo e conjunto da Autoridade de Aviação Civil de Israel e da Autoridade de Aeroportos de Israel. Esta é uma grande conquista para IAI na arena de UAV.