Foi empossado, em 04FEV2019, o General-de-Divisão Waldemar Barroso Magno Neto, como presidente da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), em substituição ao presidente interino da financiadora, André Godoy.
"Vejo a nomeação como uma missão que me deixa muito honrado pela relevância da FINEP. Chego com a sensação de quem, além de exercer um cargo de liderança, vai pertencer a uma instituição de extrema relevância para o Brasil, que contribui para a geração de conhecimento, criação de riquezas e promoção da melhoria da qualidade de vida, como diz nosso ministro do MCTIC, o astronauta Marcos Pontes", afirma o novo presidente.
Há algumas semanas, o general, já indicado para o cargo, teve a oportunidade de visitar a FINEP, quando se reuniu com a direção da empresa. "Fiquei muito bem impressionado com o profissionalismo técnico inquestionável e com a maneira como fui recebido – com transparência, comprometimento dos diretores, liderados pelo então presidente e diretor André Godoy", diz o general Barroso.
Segundo o general, o novo desafio de liderar uma instituição civil será encarado com naturalidade. "Será uma adaptação para um novo modelo – aqui temos conselho, comitês, outras instâncias com que teremos de aprender a trabalhar. Sairemos, também, de uma abrangência setorial de Defesa, para lidar com diversos setores no âmbito nacional", diz.
Formação
O General-de-Divisão Barroso tem graduação em Engenharia Mecânica e mestrado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), onde também foi comandante (reitor) de 2014 a 2017. Barroso foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Chefe da Seção de Ciência e Tecnologia do Departamento de C&T do Exército, Chefe de Comissão de Acompanhamento e Testes de Compra de Viaturas Blindadas Leopard pelo Exército Brasileiro, na Bélgica. Possui, ainda, Curso de Altos Estudos Militares de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército.
Eleição
A partir de fevereiro de 2018, com a mudança do Estatuto Social da FINEP realizada através de Assembleia Geral, como adequação à Lei das Estatais, os diretores e presidente da empresa são eleitos pelo Conselho de Administração, órgão de deliberação estratégica e colegiada da Finep, através da assinatura do Termo de Posse pelo Presidente do Conselho, e não mais por decisão ministerial, como era anteriormente.