Inspeção via raio-x e revista pessoal integram ações das forças de segurança na GLO
Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Dando continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas, no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) apreenderam mais de 15 kg de substâncias ilícitas nos últimos dias no Aeroporto de Guarulhos.
Neste domingo (18), em apoio à Polícia Federal, militares do efetivo feminino da FAB realizaram revista pessoal em uma passageira, constatando que ela transportava ilícitos. Após a perícia, foi confirmada a quantidade de cerca de 748 gramas de cocaína. Na madrugada de sexta-feira (16), mais de 9,7 kg de cocaína foram apreendidos e, na terça-feira (13), cerca de 5 kg da mesma substância foram encontrados durante ação de revista pessoal também em Guarulhos.
Desde o início da Operação Ponte Aérea, 45 pessoas já foram detidas nos aeroportos de Guarulhos e do Galeão. A Operação foi determinada pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, com a finalidade de fortalecer o combate ao tráfico de drogas e de armas e a outras condutas ilícitas, por meio de ações preventivas e repressivas.
Inspeção via raio-X
Na sexta-feira, após identificados dois suspeitos por agentes da PF no Aeroporto de Guarulhos, militares da FAB foram acionados para apoiar na inspeção via raio-X na sala de despacho de bagagens especiais. Assim, foi constatada a presença de substância análoga à cocaína nas malas de dois passageiros de voo com destino para Lisboa. O material foi levado para perícia na Delegacia da Polícia Federal e os laudos verificaram que o primeiro passageiro carregava 6,973 Kg de cocaína em pó prensada e a segunda passageira carregava 2,780 Kg da substância. Ambos foram presos.
Revista pessoal
Na área de embarque do Aeroporto de Guarulhos, no dia 13/02, militares da FAB e agentes da PF iniciaram uma busca por uma suspeita e, durante a revista pessoal conduzida por militar do efetivo feminino da FAB, foi encontrado material suspeito preso ao corpo da passageira que, ao ser questionada, assumiu estar portando ilícitos.
A suspeita foi conduzida à Delegacia da PF, onde foi constatado que portava 2.272g de massa bruta e 1.986g de massa líquida de cocaína. Após a certificação do fato, foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.
Já a apreensão do último domingo foi realizada após agentes da PF solicitarem apoio das militares da FAB para revista a uma passageira suspeita que embarcaria em um voo para Paris. Entre a quantidade transportada presa ao corpo e cápsulas de cocaína, a mulher transportava cerca de 748 gramas da droga.