Brasília (DF) – No dia 10 de maio 2021, a Diretoria de Material (D Mat) do Exército iniciou os trabalhos para a aquisição de uma nova viatura blindada de Cavalaria. As atividades, que se estenderão até o dia 21 de maio, serão realizadas por uma Comissão Especial, que fará análises de requisitos técnicos e operacionais.
Os trabalhos foram abertos pelo Diretor de Material, General-de-Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, com a presença do Subcomandante Logístico, General de Divisão Paulo Roberto de Oliveira e demais oficiais-generais do Comando Logístico (COLOG).
Clique para expandir a imagem
Na ocasião, o Diretor de Material ressaltou a importância de uma análise profunda das propostas apresentadas e da confecção de um relatório que possibilite uma tomada de decisão com acerto e oportunidade.
Comissão
A comissão é composta por integrantes do Estado-Maior do Exército (EME), do Comando Logístico (COLOG), do Comando de Operações Terrestres (COTER), da Secretaria de Economia e Finanças (SEF), da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT) e do Comando Militar do Sul (CMS) e terá o apoio de entidades civis especializadas em gestão de projetos complexos e engenharia de sistemas.
Durante o período das atividades, serão analisadas as respostas enviadas por empresas nacionais e estrangeiras para a consulta pública, comparando-as e ratificando ou retificando os dados para a próxima fase, de audiência pública.
Clique para expandir a imagem
Nota DefesaNet
O Programa de aquisição de uma Viatura Blindada de Combate de Cavalaria, 8×8, prevê a substituição da Viatura Blindada de Cavalaria EE-9 Cascavel.
Já foi emitido o Request for Information (RFI), através do Escritório da Comissão Militar em Washington.
Mais de 30 solicitações de documentos foram feitas à Gerência do Projeto.
Este programa estava originalmente dentro do Programa Nova Couraça posteriormente transformado em Força Blindada.
O Editor
Uma das propostas consideradas é o Centauro II do Consórcio Italiano CIO Leonardo-IVECO.
CIO Centauro II – Main Gun System
O CIO Centauro II representa uma nova etapa na evolução do famoso veículo blindado Centauro 105 e 120mm, o primeiro veículo antitanque de rodas 8×8 do mundo com uma canhão de alta pressão.
25 Outubro 2020 DefesaNet