Isabela Nóbrega
O ano letivo de 2022 da Escola Superior de Defesa (ESD) iniciou na primeira semana de fevereiro com evento direcionado aos docentes. O encontro capacita militares e civis acerca de metodologias de ensino que serão utilizadas ao longo do ano.
Durante a preparação, foram apresentados conceitos e metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas, bem como as bases neurocientíficas relacionadas. Além disso, a semana pedagógica objetiva apresentar os desafios da inovação aplicada ao ensino e proceder a orientação geral a respeito das atividades pedagógicas, o que resulta na melhoria dos processos educacionais da ESD.
Dentre os palestrantes, estão o professor doutor Guilherme Marcos Nogueira, docente de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), e o professor doutor Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (USP).
Nos dias 10 e 11, a semana pedagógica será aberta às seguintes instituições parceiras: Instituto Legislativo Brasileiro, Colégio Militar de Brasília, Colégio Militar dos Bombeiros Pedro II, Universidade Católica de Brasília, Centro Universitário de Brasília e Colégio Mackenzie.