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Eng Ciro Bodesan – Catástrofes Brasileiras

SRS. DIRIGENTES DE ESCOLAS UNIVERSITÁRIAS (principalmente Engenharia e Ciências Exatas)

Assunto:  Engenharia e  Desabamentos de prédios, Flamengo, Brumadinho, Mariana, Viadutos de São Paulo , etc
 
SRS. DIRIGENTES DE ESCOLAS UNIVERSITÁRIAS (principalmente Engenharia e Ciências Exatas)
 
Seríssimos acontecimentos surgem na cara do brasileiro atônito e pedindo soluções.
 
Nos países industrializados, o ensino de Engenharia é visto como assunto estratégico. Assim é a Coreia do Sul, dando um grande salto econômico depois que resolveu investir, maciçamente, na formação de engenheiros. Por aqui há um consenso de que para o Brasil se tornar uma nação, plenamente, desenvolvida também precisará seguir por este caminho. Mas como formar engenheiros em quantidade e com qualidade para enfrentar os desafios do século 21? 

Aqui no Brasil, por exemplo, apenas 6 em cada 1000 que se formam são engenheiros, um número que reflete a dificuldade de se concluir este tipo de curso. No Brasil, uma relação de 4,8 graduados em engenharia por 10 mil habitantes — proporção esta que vai  para cerca de 16 em nações como Portugal e Chile; e para mais de 20 em países como Coreia do Sul, Rússia, Finlândia e Áustria.
 
Uma aluna formada, afirmou senti falta de conteúdos mais voltados à inovação e ao empreendedorismo durante os 10 semestres da formação. “Tive poucas disciplinas sobre o tema. Seria muito interessante que as faculdades de engenharia tivessem mais matérias sobre isso”.

Tudo isto, inclusive o desemprego e falta de não se dar valor a engenharia. Muitas catástrofes e mortes serão vivenciadas pela nossa população até nos conscientizarmos desta premissa. Assim como o médico da segurança interna ao ser, o engenheiro é o principal responsável por uma vida civil segura, e, enquanto não acordarmos, milhares morrerão nos morros, incêndios, alagamentos, etc.

Vejamos o que ocorre com a engenharia nacional: 513 deputados e 81 senadores têm 29.700 assessores ganhando muito bem, a maioria sem fazer nada, por outro lado temos 170 fiscais para 24000 barragens. As repartições onde estes engenheiros trabalham em péssima situação de manutenção, enquanto assessores ganhando mais, escritórios bem equipados, etc., vejam o estado de penúria de verbas e instalações da ANM e da ANA.

Assim podemos mostrar as razões do atraso do Brasil por não dar importância a engenheiros e empresários.

1- Em virtude dos engenheiros e empresários industriais estarem saindo da vida pública e a diminuição de sua influência nas decisões governamentais; pois não existe empregos para engenheiros, e, estas catástrofes anunciadas e a complacência eterna nas entranhas dos brasileiros, que não ouvem e nem praticam as normas de engenharia e vão deixando passar os erros contra tudo que a engenharia prega, veja: os viadutos de São Paulo, Brumadinho, Mariana, vestiário do Flamengo, etc. E graças a estas complacências nas entranhas brasileiras de só tomar (se tomar) conhecimento e providencias depois do ocorrido.

2- Em virtude desse pessoal acima citado, estar deixando o pais, migrando até para outros países, e empresários tocando suas empresas no Brasil e no exterior onde tem mais segurança, pelas comunicações internéticas.

3- Em virtude de que este pessoal é muito bom no que fazem, mas não sabe "vender bem seu peixe"(falta de conhecimento de marketing), pois não conseguem nem ser chamados para emitirem suas opiniões em impostos, taxas, legislações e em matérias que dizem diretamente a seus negócios, por desconhecimento de como funcionam estas instituições nos altos bastidores. Afastam-se de tudo.

Assim propomos uma nova visão sobre este assunto por campanha nacional na mídia pelos motivos acima citados e para que possamos preparar o pessoal para no futuro participarem nas medidas governamentais a serem tomadas.

Veja por exemplo este vídeo sobre a EMBRAER, na qual fui chamado para dar minha opinião. É importantíssimo ter-se uma posição sobre estes temas. Veja como é importante termos empresas de alta tecnologia para gerarmos empregos e empresas solidas.
 
 
DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA-MAB:MUSEU AERO-NÁUTICO BRASILEIRO MOSTRANDO  HISTORIA DE CADA AVIÃO QUE ALI ESTA EM SEQUENCIA DE DATAS E EVOLUÇÃO DA EMPRESA.

Sou pioneiro da EMBRAER (terceira montadora de aviões do planeta), trabalhei no Ministério da Defesa do Brasil, nos maiores projetos do governo Brasileiro, no setor aeroespacial (só o Gripen, de quase 6 bilhões de dólares, e, outros). Sou especializado em Alta Tecnologia. Gostaria de fazer uma serie de Palestras sobre este tema tão importante para a nossa nação e tentar sugerir algumas ideias para melhoras.

Mostramos como as palavras que prevalecem hoje que são quatro irão até o fim do século, a primeira é EMPREENDEDORISMO, o que levou a três empresas brasileiras a se tornarem multinacionais e ocuparem um lugar de destaque no mundo, porque elas tinham a visão deste século em 1970.

Estas três empresas são EMBRAER (terceira empresa do mundo), AMBEV (maior empresa de cerveja do mundo) e Natura (cosméticos da Amazônia). As outras palavras deste século serão INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE e MEIO AMBIENTE. Daremos a receita de como a EMBRAER se tornou uma multinacional.

Não é com a destruição da engenharia e dos engenheiros que teremos uma bela pátria.  Já quase destruímos as Forças Armadas que precisam tomar conta de nosso território, vigiar fronteiras, céus e mares, e vamos também destruir a engenharia brasileira não a ouvindo?

Ciro Bondesan dos Santos

Engenheiro , economista, ex-professor USP,UNITAU, UNIVAP.
Pioneiro  EMBRAER (nº0009)
cirobond@hotmail.com
SJ Campos. SP
Brasil

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