DuPont apresentou os coletes de proteção balística mais avançados do mundo na LAAD 2025
Kevlar EXO, molécula inventada pela multinacional, é a mais nova geração de proteção balística; material chegou à América Latina combinando segurança, conforto, flexibilidade, durabilidade e sustentabilidade.
A DuPont apresentou, na LAAD Defense & Security 2025, sua mais nova geração de fios sintéticos de alta performance para aplicação em proteção balística: Kevlar EXO. A multinacional demonstrou como essa nova tecnologia, quando aplicada a coletes balísticos, possibilita a combinação entre resistência, flexibilidade e conforto para agentes de segurança e forças militares.
O material, já utilizado para a proteção de militares e policiais nos Estados Unidos, Austrália e Alemanha, chegou ao Brasil e à América Latina durante o evento.
A 15ª edição da LAAD, a maior e mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina, aconteceu de 1º a 4 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro.
No estande da DuPont, os visitantes puderam conhecer de perto os diferenciais do Kevlar EXO, que mantém a robustez e a resistência térmica do Kevlar tradicional, aliadas a uma evolução molecular que prioriza a mobilidade e o conforto.
“O material foi demonstrado por meio de uma vitrine com equipamentos de life protection em exposição, além de vídeos explicativos exibidos em telões, detalhando as tecnologias aplicadas. O público também teve a oportunidade de vestir os coletes de proteção balística feitos com o material mais avançado do mundo”, afirmou Marcelo Fonseca, líder do segmento de Defesa da DuPont para a América Latina.
Metodologia científica
Para reforçar a ergonomia do Kevlar EXO, a DuPont apresentou novas metodologias técnicas de avaliação sobre segurança, conforto e flexibilidade, desenvolvidas em parceria com uma empresa alemã especializada em materiais esportivos de alto rendimento. O objetivo foi demonstrar, de forma científica, como o material se adapta aos movimentos do usuário, garantindo proteção sem comprometer a mobilidade.
O Kevlar EXO também se destacou pela robustez, rusticidade e durabilidade, oferecendo proteção que permanece eficaz por mais tempo em comparação a outros materiais concorrentes – que, por natureza química, são mais propensos a desgaste e exigem substituições frequentes, o que pode causar riscos à segurança de seus usuários.
De acordo com Marcelo Fonseca, a robustez do material gera maior confiabilidade e reduz a frequência de reposição, resultando em um benefício econômico significativo para forças de segurança e instituições que dependem de Equipamentos de Proteção Individual de alto desempenho.

Reciclagem
Outro destaque foi o caráter sustentável do Kevlar e do Kevlar EXO: ambos são recicláveis, o que reduz o impacto ambiental da produção e permite sua reutilização em outras aplicações. “É um diferencial importante em relação a outros materiais do mercado.
As tecnologias da DuPont já eram reaproveitadas na cadeia produtiva do setor de transportes, sendo utilizadas, por exemplo, na fabricação de pastilhas de freio, pneus e outros componentes”, afirmou o executivo.
“A novidade agora é que temos parceiros que conseguem reaproveitar tanto o Kevlar quanto o Kevlar EXO, mesmo em estruturas flexíveis resinadas, pois desenvolveram tecnologia própria de extração dessas impregnações”, complementou Fonseca.
Segundo ele, “a participação na LAAD reforçou o compromisso da DuPont em desenvolver soluções inovadoras para a proteção de profissionais que atuam em situações de alto risco, unindo tecnologia, conforto e sustentabilidade”.
Outras aplicações
Kevlar EXO possui outras aplicações além da proteção balística. Na Fórmula 1, o material é utilizado em tanques de combustível resistentes a colisões, oferecendo maior segurança para os pilotos e eficiência aos veículos. Também é aplicado na proteção de satélites e na segurança de missões espaciais com tripulação — com a capacidade de reduzir o peso em até 50%, enquanto protege sistemas críticos.