Durante o simpósio de 2016 da Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS/ANS, na sigla em inglês), o diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, assumiu a presidência da entidade substituindo Julio Vergara, professor da Universidade Católica do Chile.
Em seu discurso de posse, Leonam destacou a necessidade de renovação dos quadros profissionais da área nuclear. Ele ressaltou ainda que a LAS continuará a estimular a adesão de estudantes dos países da América Latina à sua divisão estudantil, visando à participação das novas gerações de jovens profissionais nos programas nucleares das diversas nações da região.
O novo presidente disse ainda que a organização continuará prestando seu apoio ao Conselho Internacional das Sociedades Nucleares (INSC, em inglês), participando das atividades da entidade e dos seus grupos de trabalho. Além disso, intensificará sua colaboração com a Academia Internacional de Energia Nuclear (INEA, em inglês).
Anualmente, a LAS reúne especialistas de diferentes países para discutir a situação da energia nuclear no mundo. Em 2016, o simpósio da entidade foi realizado em Furnas, no período de 20 a 23 de Junho 2016. Paralelamente às discussões, foi realizada a Nuclear Technology Expo, exposição de produtos, equipamentos e serviços direcionados à geração de energia. Os participantes fizeram uma visita à central nuclear de Angra.
O mandato é de um ano.
American Nuclear Society – http://www.ans.org/
Nota DefesaNet
DefesaNet cumprimenta o Dr Leonam dos Santos Guimarães, ao assumir a eção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana.
O Dr Leonam tem prestigiado DefesNet com vários artigos que podem ser acessados na tag abaixo.
O Editor