O Ministério da Defesa, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), promoveu, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), um encontro entre o corpo diplomático de nações amigas e representantes de empresas da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil. O evento, que recebeu o nome de Brazilian Defense Day Embaixadas, foi realizado nesta quarta-feira (9), no Clube da Aeronáutica de Brasília, com o objetivo de estreitar relações e criar oportunidades para comercialização de produtos, serviços e sistemas de defesa no exterior.
Estiveram presentes representantes de cerca de 50 países, entre eles Áustria, Chile, Índia, Moçambique, Nigéria, Omã, República Tcheca e Zimbábue. Eles assistiram a apresentações de 48 empresas brasileiras da BID, nos moldes de Pitch Competition, que significa exibir e defender o negócio para investidores. O evento também contou com a participação do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Para a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, o encontro é importante para desenvolver mais colaborações nas áreas de defesa e segurança entre os países. “As áreas prioritárias para desenvolver a colaboração entre o Brasil e a República Tcheca são, exatamente, a área da defesa, segurança e indústria aeroespacial. Esse evento é muito importante para conhecer melhor a estrutura brasileira, para conhecer as Forças Armadas Brasileiras e saber mais das empresas ativas, que estão no mercado, na parte de indústria aeroespacial”, reforçou.
Gerar proximidade entre as embaixadas e as empresas nacionais, e um consequente aumento das exportações no setor industrial de defesa, foi o que motivou a Seprod a realizar o encontro. Na ocasião, o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, enfatizou que “o Brazilian Defense Day Embaixadas é uma iniciativa inédita e importante da Seprod, totalmente alinhada com suas atribuições governamentais. A indústria de defesa e aeronáutica do país está sendo apresentada ao corpo diplomático das nações amigas, de maneira a contribuir para a internacionalização das empresas, tornando-as mais conhecidas no mercado exterior e proporcionando novas oportunidades de negócios para a nossa BID, o que tem potencial para gerar avanços econômicos e sociais para o país”, disse.
O presidente da ABIMDE, Roberto Gallo, comentou que o evento já é um sucesso e acredita que grandes negócios podem ser gerados. “Defesa, seja do ponto de vista de capacidade militar, seja do ponto de vista de indústria, é relacional. O relacionamento se constrói com presença, com continuidade, com transparência, e, neste evento, a gente tem a oportunidade de, junto às nações amigas, mostrar o que a indústria e a defesa têm a oferecer, e, muitas vezes, o que têm a trabalhar juntas, com as indústrias de defesa dos países”, ressaltou.
Fotos Moisés Machado