A visita é a primeira do Ministro da Defesa do Brasil ao Reino Unido. Começou com um discurso cerimonial, em inglês e português, na Lancaster House.
As relações Anglo-Brasileiras sempre têm sido fortes e esta visita reforçará ainda mais os laços.
O programa de três dias incluirá demonstrações de equipamentos britânicos na St John's Wood Barracks, uma viagem em um “fast patrol boat” e em um destroyer Type 45, na Base Naval de Portsmouth, e a oportunidade de ver a construção do porta-aviões Classe Queen Elizabeth.
A delegação Brasileira também visitará as instalações dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e avaliar a preparação de seu país para os JO Rio 2016.
O Secretário Fox afirmou em seu discurso na Lancaster House:
"O Reino Unido e o Brasil são amigos firmes com uma longa e mutualmente profícua história. A missão a nossa frente é fundamentar a nossa amizade para que possa fazer frente aos desafios do future”.
“O Século 21 será o da segurança e prosperidade compartilhada. O Brasil tem a missão de ter uma posição central nessa nova etapa do mundo, como uma força econômica com crescente voz nos assuntos internacionais, como uma potencia ambiental e uma história de desenvolvimento de sucesso. Nós damos as boas-vindas a sua crescente participação na manutenção da estabilidade e segurança internacional."
Os dois ministros discutiram uma grande gama de assuntos para reforças a amizade Brasil-UK como parte da construção de uma ampla segurança no Atlântico e no Mundo.
As relações de defesa foram reforçadas pela assinatura do Defence Cooperation Treaty, em setembro, do ano passado, durante a visita ao Brasil de Gerald Howarth, Ministro da International Security Strategy.