O presidente em exercício Michel Temer assinou, nesta sexta-feira (1º Julho 2016), decreto que restitui aos comandantes das Forças Armadas uma série de atribuições relativas à gestão e comando das tropas, inclusive em reserva.
"Precisamos democratizar e reconstitucionalizar o País", disse o presidente em exercício, durante a assinatura do decreto, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Com a medida, Michel Temer restituirá à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica atribuições como a possibilidade de transferir para a reserva remunerada oficiais superiores, intermediários e subalternos, promover oficiais a postos superiores e reformar oficiais da ativa e da reserva.
Essas funções haviam sido retiradas pelo decreto 8.515, assinado pela presidente afastada Dilma Rousseff em 3 de setembro de 2015.
Durante o ato no Palácio do Planalto, o presidente em exercício afirmou que a devolução dos poderes aos comandantes militares garante às Forças Armadas a autonomia necessária para salvaguardar a boa gestão das tropas e a segurança da soberania nacional brasileira.
Notas DefesaNet
O Decreto saiu com a data de 04 Julho 2016 e publicado no DoU de 05 Julho 2016. Para a integra do Dec 9.798 pode ser acessado:
Dec 9.798 – Encerra o Espectro do Dec 8.515 Link
Para a importância do ato desta sexta-feira sugerimos a leitura do texto:
O editor
Matérias Relacionadas
Dec 8515 – Nota do Alm Guimarães Carvalho – Recomendada – Texto elaborado pelo Almirante-de-Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, Comandante da Marinha no 1º governo Lula Link
Alm Esq Roberto de Guimarães Carvalho – “A batalha contra o PT ainda não está concluída, e precisamos vencê-la” Link
Ministro da Defesa debate Decreto sobre pessoal militar: competência originária continua com a Presidenta Dilma Link
MD – Nota Esclarecimento Decreto 8515 Link
Planalto e MD Censuram Comandantes Militares? Link
DilmaX Militar! – Planalto tira poderes dos comandantes militares Link