Brasília (DF), 12/12/2024 – O Ministro da Defesa do Brasil, José Mucio Monteiro, e o Ministro da Defesa da Eslováquia, Robert Kalinak, assinaram carta de intenções para fomentar oportunidades comerciais sobre aeronaves de transporte militar. O acordo firmado na terça-feira (10), durante visita da comitiva Eslováquia ao Brasil, também visa impulsionar a cooperação industrial de defesa.
A iniciativa pretende reforçar as relações bilaterais no setor de defesa e aumentar a participação em atividades conjuntas de cooperação científica e tecnológica. A cooperação estabelece, ainda, a formação de um grupo de trabalho com foco nas áreas de capacitação, treinamento e troca de experiências relacionadas à operação do Embraer C-390 Millennium, bem como à cooperação industrial quanto aos produtos de defesa de ambos os países.
A aeronave C-390 pode ser utilizada para o transporte de passageiros, equipamentos e suprimentos em missões e operações como evacuações aeromédicas, lançamentos de cargas e apoio humanitário. O avião é da mesma família do KC-390 Millennium, mas sem a capacidade de reabastecimento aéreo.
De acordo com a Subchefia de Assuntos Internacionais (Scai), do Ministério da Defesa, a celebração de atos internacionais contribui para a projeção da defesa brasileira no exterior. Além disso, abre caminho para empresas da Base Industrial de Defesa (BID) terem melhores condições de inserção no mercado externo, com possibilidades de benefícios futuros na balança comercial brasileira, geração de divisas, emprego e renda, e, ainda, para buscar parcerias para o desenvolvimento tecnológico, inovação e pesquisa.
Durante a visita da comitiva estrangeira, também foi firmado entre os governos do Brasil e da Eslováquia um acordo de cooperação na área de defesa, que contempla pesquisas, desenvolvimento, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços. O grupo também participou de reunião com o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Heraldo Luiz Rodrigues. “Trocamos diversas informações para aumentarmos a cooperação na área de defesa entre os dois países, não só na área de defesa, mas também em relação às empresas da BID dos dois países, que nos trouxe uma possibilidade de aumentar as transações internacionais envolvendo Eslováquia e Brasil na área de defesa”, ressaltou o Secretário.
Por Ascom
Fotos: Hisaac Gomes