O Brasil assumiu a presidência da XV Conferência dos Ministros da Defesa das Américas na quarta-feira (3). A cerimônia de assunção da Secretaria Pro Tempore para o biênio 2021-2022 ocorreu por videoconferência. Assim, o Brasil fica encarregado pelo alinhamento das tratativas no setor de defesa e segurança entre os 34 países-membros.
O Chile foi responsável pelo biênio anterior. O Secretário Geral da XIV CMDA, Vice-Almirante (Reserva) Cristián de la Maza Riquelme, e o Secretário Executivo, Capitão de Navio (Reserva) George Brown Mc Lean, passaram a Secretaria Pro Tempore para o Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, General de Exército César Augusto Nardi de Souza, que assumiu a função de Secretário Geral da XV CMDA, e para o Subchefe de Organismos Internacionais (SCOI), Contra-Almirante Carlos Augusto Chaves Leal Silva, designado para a função de Secretário Executivo da XV CMDA.
O General Nardi parabenizou os representantes chilenos pelo trabalho desenvolvido e lembrou que a presença brasileira na conferência é efetiva desde sua criação. “Já é a segunda vez que assumimos a Secretaria Pro Tempore. O país nessa situação tem por missão coordenar os grupos de trabalho da CMDA para que, no final dos dois anos, sejam apresentados, não só os resultados, bem como novas propostas de assuntos para prosseguimento das ações de melhoria aos projetos em andamento”, explicou.