Nos campos de batalha modernos, uma tendência marcante se destaca: o armamento tecnológico está avançando a um ritmo sem precedentes. Os campos de batalha do futuro apresentarão ameaças de todas as direções e se tornarão cada vez mais silenciosos, aumentando significativamente os riscos de segurança para as tropas terrestres.
À medida que as forças oponentes dependem cada vez mais de tecnologias avançadas semelhantes, o desafio de proteger tropas e viaturas blindadas de maneira eficaz, e preparar contramedidas, torna-se mais complexo. Especialistas concordam unanimemente que velocidade, precisão e compartilhamento extensivo de informações serão mais cruciais do que nunca.
Os ambientes operacionais de hoje para as forças terrestres estão evoluindo rapidamente, tornando a proteção de viaturas blindadas particularmente desafiadora. Os ataques agora vêm de todas as direções, muitas vezes de cima, deixando as guarnições com apenas alguns segundos para responder. Essa urgência destaca a necessidade de sistemas automatizados. Sistemas de autoproteção que aumentam a consciência situacional, especialmente por meio da detecção a laser, estão se tornando vitais. No entanto, esses sistemas devem lidar com uma complexidade crescente.
Wilfred Moore, Gerente de Marketing da Saab, explica: “O crescente número de ameaças potenciais e sinais mantém as forças armadas constantemente vigilantes. Mais ameaças precisam ser detectadas e analisadas em questão de segundos. Sem automatizar esses processos e equipar as tropas com sistemas modernos, você já está em desvantagem.“
O sistema LEDS-50 enfrenta esses desafios sendo adaptável a uma ampla gama de viaturas. Ele fornece informações precisas sobre a origem de um ataque e o sistema de armas envolvido. Em seguida, o LEDS-50 permite sistemas de despitadores (decoys) personalizados manuais ou totalmente automatizados e opções de contramedidas. Estas vão desde o mascaramento multiespectral, até a implementação ou integração de efetores como estações de armas controladas remotamente ou inibidores infravermelhos. Esta conscientização situacional aprimorada oferece uma vantagem crucial permitindo que as forças influenciem o resultado e o impacto de um ataque, além de fornecer dados essenciais para análises pós-ação.
À medida que a tecnologia se torna mais avançada, nossas defesas também devem evoluir.