Militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Força Aérea dos Estados Unidos compartilham conhecimentos em simulações, resposta a incidentes e defesa digital
Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Entre os dias 07 e 11/04, o Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER), subordinado à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP), realizam em coordenação com a Terceira Subchefia do EMAER (3SC), em Brasília (DF), um intercâmbio internacional que reúne especialistas em Operações de Defesa Cibernética.
O evento, intitulado Subject Matter Expert Exchange (SMEE), conta com a participação de militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), reforçando a cooperação e o compartilhamento de experiências entre os países. O intercâmbio tem como principal objetivo fortalecer as capacidades de defesa cibernética das instituições envolvidas por meio de palestras, apresentações técnicas e exercícios práticos.
A programação inclui, no primeiro dia, o evento “Defensive Cyber Operations in Subject Matter Expert Exchange”. Durante a semana, serão desenvolvidas atividades como exercícios de simulação de tomada de decisão — conhecidos como tabletops —, além de trocas de conhecimento voltadas às melhores práticas em segurança da informação, Defesa Digital e resposta a incidentes cibernéticos.
O Chefe do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER), Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior falou sobre a importância desse tipo de encontro. “Em um cenário global de ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas, a colaboração entre países não é apenas recomendável, mas um imperativo estratégico. Eventos como este SMEE – onde o Sistema de Tecnologia da Informação (STI) assume de forma efetiva a responsabilidade crucial pela Defesa Cibernética do COMAER – são o alicerce fundamental para construirmos uma defesa cibernética robusta e unificada, protegendo nossos ativos mais críticos e garantindo a segurança cibernética da Força Aérea Brasileira”, concluiu.


O evento representa uma importante oportunidade de capacitação, atualização técnica e fortalecimento dos laços entre as instituições militares do Brasil e dos Estados Unidos. Além disso, o SMEE contribui diretamente para o avanço da Força Aérea Brasileira na modernização de suas práticas e no aprimoramento da preparação de seus profissionais frente aos desafios cada vez mais complexos do ambiente digital.
Fotos Sargento Mônica / CECOMSAER