Nota DefesaNet
Leia a matéria da FAB
Operação Culminating – FAB realiza apronto operacional da participação do KC-390 Link
O Editor
Rio de Janeiro (RJ) – O dia 15 de dezembro ficou marcado na história da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt). Em uma manhã ensolarada, o KC-390 Millennium decolou da Base Aérea dos Afonsos, na Zona Oeste da capital fluminense, para cumprir atapa do apronto operacional para a Operação Culminating na nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) na zona de lançamento dos Afonsos.
O KC-390 Millennium foi desenvolvido em uma parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer e é considerado o maior avião militar produzido no Brasil. A aeronave foi incorporada há pouco mais de um ano à FAB para o cumprimento de diversas missões e desde o dia 12 de dezembro foi acrescentado às suas capacidades o salto aeroterrestre.
A oportunidade foi aproveitada para o lançamento de oficiais-generais pela primeira vez.
O Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, logo após a sua aterragem, falou sobre as suas primeiras impressões a respeito na nova aeronave: “Nós estamos fazendo um salto de confirmação da aeronave, chamamos de amostragem técnica do salto. Estamos saltando com os paraquedistas que que estão sendo credenciados para a Operação Culminating que será realizada nós EUA. São poucos os paraquedistas que saltaram dessa aeronave e eu me sinto privilegiado. O salto foi de porta, como saltávamos do [C-130] Hércules, porém a porta tem um defletor que o salto parece como o de rampa. A gente não sente muito vento e não precisa empurrar a porta. Você realiza o salto com muito mais emoção”.
Além do Comandante Militar do Leste, realizaram o salto do KC-390 Millennium, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General-de-Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante da Brigada-de-Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), General Helder de Freitas Braga, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General-de-Brigada Eduardo Tavares Martins e outros oficiais generais convidados.