A empresa estatal ROSTEC enviou ao exército russo o primeiro lote da Obuseiro Autopropulsado 152 mm sobre rodas Malva. O mais nova arma de artilharia é móvel, pode disparar automaticamente todos os tipos de munição e operar em modo de ataque de fogo simultâneo, quando várias munições disparadas atingem o alvo ao mesmo tempo.
O “Malva” foi desenvolvido com base no chassi BAZ com disposição de rodas 8×8, o que o torna mais manobrável que as unidades sobre esteiras. O obuseiro é capaz de percorrer 1.100 km em vias públicas sem reabastecer e, graças à tração nos quatro eixos e a um potente motor diesel, pode superar bem as condições off-road.
Além disso, os Obuseiros Autopropulsado obre Rodas possuem maior recurso técnico e menores custos operacionais do que os baseados e, chassis sobre esteiras. Implantar o Malva em uma posição, deixá-lo realizar o ajuste de fogo no alvo leva muito menos tempo em comparação com armas rebocadas.
As dimensões da viatura permitem que o obuseiro seja transportado em uma aeronave Il-76, possibilitando o transporte rápido de canhões Autopropulsado por longas distâncias, em condições estratégicas.
“Graças ao chassi com rodas, o Malva consegue entrar rapidamente em posição de tiro e sair dela, evitando o fogo de contrabateria, o que é muito importante em uma guerra móvel. Esta é uma arma moderna e poderosa, com a qual o exército pode destruir quase qualquer objeto com projéteis de fragmentação altamente explosivos a um alcance de mais de 24 km. A cadência de tiro do obus é de mais de 7 tiros por minuto e a capacidade de munição é de até 30 tiros”, disse Bekhan Ozdoev, diretor industrial do complexo de armas convencionais, munições e produtos químicos especiais da Rostec State Corporation.
O canhão autopropulsado Malva foi projetado para destruir postos de comando, estruturas defensivas, artilharia, baterias de foguetes e morteiros, sistemas de defesa aérea, colunas de veículos blindados e pessoal inimigo.
Nota DefesaNet
O Malwa foi apresentado pela primeira vez na exposição ARMY 2023, em Moscou.
Não é conhecido a quantidade de viaturas fornecida agora pela ROSTEC ao Exército Russo.
DefesaNet batizou o MALVA de CAESARSKY, ou seja uma russificação do obuseiro CAESAR da empresa francesa NEXTER.
Lendo a descrição do Malva parece a apresentação do produto francês.
O alcance de tiro é limitado frente ao do francês.
O CAESAR participa do Projeto Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado 155 mm Sobre Rodas (VBC OAP 155 mm SR), integrante do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas, do Exército Brasileiro.