Exército Francês encomenda 109 obuseiros CAESAR MkII da empresa Nexter. Na foto a nova versão Caesar MkII
Exército Francês encomendou 109 obuseiros CAESAR MkII da Nexter, uma empresa da KNDS. (Nota – Informe do Ministério da Defesa da França / DGA abaixo)
• A Diretoria Geral do Armamento (DGA) assinou com a empresa Nexter, um contrato para 109 obuseiros CAESAR MkII. A primeira entrega está agendada para 2026;
• Mais móvel, melhor protegido e integrado ao Sistema de Informação de Combate SCORPION, o CAESAR MkII está em desenvolvimento desde dezembro de 2021.
Uma ordem sem precedentes para fortalecer a artilharia francesa A DGA anunciou o pedido de 109 CAESAR 6×6 MkII, uma nova versão desenvolvida.
Graças a este pedido incluído na Lei de Programação de Defesa 2024-2030, o CAESAR 6×6 MkII substituirá primeiro o obuseiro autopropelido AUF1 (baseado no chassis do AMX30), no final de seu serviço operacional e substituir gradualmente o CAESAR 6×6 MkI do Exército francês.
A artilharia francesa alcançará uma capacidade sem precedentes, desde a introdução do sistema CAESAR 6×6 em 2008.
Este pedido também inclui suporte para o CAESAR MkII durante sua primeiros dois anos de uso.
O desenvolvimento do CAESAR MkII foi lançado em dezembro 2021, conforme anunciado pelo primeiro-ministro francês Jean Castex na planta da Nexter, em Roanne.
Um chassi completamente reprojetado
As principais melhorias do CAESAR MkII estão relacionadas à proteção, mobilidade e capacidades de comunicação:
• A proteção da cabine é reforçada contra minas e projéteis balísticos para resistir a dispositivos explosivos improvisados
(IEDs) e munições de pequeno calibre. Este requisito foi definido durante as recentes operações da França no Afeganistão e a região do Sahel.
• A mobilidade do CAESAR MkII é melhorada com um novo motor (460 HP em comparação com os 215 HP anteriores), uma novo caixa de velocidades automática e um novo chassis fornecido pela Arquus.
• O CAESAR MkII está equipado com equipamentos de combate a incêndio de última geração software de controle, e sua cabine está preparada para integrar o geração futura de estações de rádio NCT-t.
O CAESAR MkII está equipado com o sistema de artilharia de tubo (52 calibes) comprovado do CAESAR MkI, que demonstrou sua confiabilidade e eficácia tanto em guerra de baixa como de alta intensidade.
A Direção Geral de Armamentos encomendou 109 obuseiros César de nova geração (Mk II)
A Direção Geral de Armamento (DGA) ordenou, em 30 de dezembro de 2023, 109 sistemas de artilharia César de nova geração (Mk II) para o Exército Francês
A Direção Geral de Armamentos encomendou 109 canhões Caesar de nova geração (Mk II)
(Comunicado DGA)
A Direção Geral de Armamento (DGA) contratou, em 30 de dezembro de 2023, 109 sistemas de artilharia Caesar Mk II, de nova geração, da empresa Nexter Systems, subsidiária do grupo franco-alemão KNDS, representando um valor aproximado de 350 milhões de euros.
A nova geração de canhões Caesar MkII trará melhorias ao sistema atualizando: mobilidade, conectividade, proteção balística e eficiência de seus tiros.
De acordo com a Lei de Programação Militar (LPM) 2024-2030, num contexto da economia de guerra e consistente com a vocação da França de ter liderança em sistemas de artilharia, esta ordem permitirá equipar as forças terrestres francesas com uma melhor capacidade de apoio de fogo a longa distância com grande mobilidade.
Uma primeira entrega está prevista para 2026.
Após a fase de desenvolvimento, a ordem de produção gerará cerca de 300 empregos distribuídos principalmente nos sites KNDS (Roanne, Bourges e Toulouse), de Arquus (Limoges), de Safran (Montluçon e Massy), de Aubert e Duval (Ancizes e Firminy).
Equipando o exército desde 2008 e conhecido por ser “comprovado em combate”, o César é um sistema artilharia particularmente eficiente, posicionada entre o canhão rebocado e o canhão autopropelido veículo blindado rastreado. Equipado com canhão de 155 mm montado em caminhão “6X6” com cabine blindada, tem um alcance de tiro superior a 40 km e beneficia de mobilidade que lhe permite atingir velocidades rodoviárias superiores a 80 km/h em distâncias superiores a 600 km.
Além da França, o canhão César está disponível, em suas diversas versões, na Arábia Saudita, Bélgica, Marrocos, Indonésia, Lituânia, República Checa, Tailândia e Ucrânia.
A nova geração de canhões César, atualmente em desenvolvimento, manterá o sistema artilharia e transportabilidade aérea da versão atual com melhorias relativas à sua mobilidade, sua conectividade, sua proteção balística e a eficácia de seus disparos.
Assim, o Caesar Mk II terá cabine com blindagem aprimorada para garantir melhor proteção de sua tripulação contra artefatos explosivos improvisados, minas, munições fragmentos de pequeno calibre e artilharia. Melhorado na sua mobilidade, será equipado com um novo motor (460 HP em comparação com 215 HP anteriormente), uma nova caixa de câmbio automático e um novo chassi.
A precisão de tiro – já notável – da sua artilharia também será melhorado pela presença a bordo de software de última geração Controle de Disparo. Além disso, permanecerá compatível com as munições atuais e será capaz para usar futuras munições de precisão. Por fim, sua cabine poderá acomodar os vetrônicos comuns aos equipamentos do programa SCORPION, modernos e interligados.
Vetronics refere-se à eletrônica de bordo dos veículos, mais precisamente a arquitetura de sua navegação, controle, comunicação, observação e proteção.
A Nexter Systems, principal contratante industrial do programa, colaborará em particular com Arquus (chassis) e Safran Electronics & Defense (equipamentos eletrônicos), principais industriais envolvidos no desenvolvimento e implementação deste programa industriais envolvidos no desenvolvimento e implementação deste programa.
Nota DefesaNet
A proposta do Grupo Nexter ao Exército Brasileiro deverá ser entregue nos próximos dias dentro Projeto de Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado 155 mm Sobre Rodas.
Segundo fontes informaram a DefesaNet a proposta francesa poderá incluir itens do Caesar Mk II. O Projeto pode atingir quase R$ 1 bilhão, o Comando do Exército entrará na fase final de seleção para a compra de 36 veículos blindados de combate obuseiros.
Saiba mais
Obuseiro Autopropulsado – Exército entra na fase final do Programa Link