SHEFFIELD, REINO UNIDO – 15 de abril de 2025 – A BAE Systems anunciou a assinatura de um contrato de US$ 162 milhões com o Exército dos Estados Unidos para a produção de peças estruturais do obuseiro leve M777. A empresa já iniciou os trabalhos, em parceria com sua cadeia de suprimentos nos EUA e no Reino Unido, para produzir as estruturas em titânio, que formam a base do equipamento. A produção começou sob um Contrato Preliminar (Undefinitized Contract Action – UCA), concedido em dezembro de 2023, que agora foi finalizado.
As primeiras estruturas principais serão produzidas na nova unidade de desenvolvimento e fabricação de artilharia da BAE Systems, localizada em Sheffield, no Reino Unido – um investimento de milhões de libras –, além da produção em parceiros nos Estados Unidos. As entregas estão previstas para começar em 2026.

A BAE Systems tem observado interesse crescente pelo M777 em países da Europa, Ásia e Américas. A retomada da produção representa uma oportunidade estratégica para usuários atuais e potenciais do obuseiro leve, que poderão se beneficiar de uma linha de produção ativa e de economias de escala.
“Este contrato representa um marco importante na revitalização da produção do M777 em um momento no qual o obuseiro tem desempenhado papel central em operações na Europa”, afirmou John Borton, vice-presidente e gerente geral da divisão Weapons Systems UK da BAE Systems, responsável pela fabricação e montagem do M777. “Estamos honrados em apoiar nossos aliados da OTAN com o único obuseiro leve de 155 mm com histórico comprovado em combate. Continuaremos garantindo que o M777 se mantenha como referência em artilharia no futuro, com atualizações tecnológicas, munições guiadas de longo alcance e soluções de mobilidade flexíveis.”
Pesando metade do que outros obuseiros rebocados de 155 mm, o M777 oferece capacidade de reação rápida e desempenho comprovado, garantindo poder de fogo decisivo em situações de combate prolongado. Com mais de 1.250 unidades em uso por forças terrestres dos Estados Unidos, Europa, Canadá, Austrália e Índia, o M777 é o único obuseiro leve de 155 mm com histórico comprovado em combate no mundo.