Washington (DC) – No mês de agosto, ocorreu um encontro pelo Escritório da Subsecretaria de Defesa dos Estados Unidos da América (OUSD – U.S. DoD) na sede do Departamento de Defesa no Pentágono, em Washington-D.C./EUA.
O evento teve como objetivo alinhar as propostas de novas parcerias bilaterais em tecnologias de Defesa, além de abordar o andamento de atividades já vigentes entre as Forças Armadas das duas nações. O encontro contou com diversas autoridades daquele governo e do Ministério da Defesa do Brasil (MD), além de oficiais-generais e oficiais superiores do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.
Durante o evento foram abordados acordos BR-EUA de intercâmbios de informações tecnológicas, sob o acordo mestre MIEA (Master Information Exchange Agreement), vigente desde 2017, e acordos de pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliações, o instrumento RDT&E, de 2022, além de debates sobre outros temas de interesses comuns.
Representando o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), participaram o General de Divisão Armando Morado Ferreira, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, e o Coronel Guilherme Pinto Guimarães, Coordenador e Gerente do Projeto PA A-23-0001 BR-EUA, do Centro Tecnológico do Exército (CTEx).
Os representantes do Exército abordaram:
-situação do instrumento de intercâmbio de informações em armamentos, munições e materiais energéticos;
– situação do instrumento de intercâmbio de informações em defesa química e biológica;
– situação do instrumento de intercâmbio de informações em ajuste final para assinatura, tratando de sistemas veiculares terrestres sob liderança da Diretoria de Fabricação;
– situação do Acordo de Projeto vigente PA A-23-0001, Desenvolvimento de Munições para Sistemas Morteiro Pesado 120 mm – de alcances estendidos;
– propostas de novos acordos de projeto da área do Sistema de Fabricação nos temas de manufatura aditiva e baterias para viaturas militares; e
– propostas de novos acordos de projeto de interesse do Centro de Desenvolvimento de Sistemas.
Além disso, houve destaque para a celebração do segundo acordo de projeto brasileiro com os EUA para colaborações em sistemas de controle de água de lastro, pela Marinha do Brasil.
As atividades foram consolidadas em ata conjunta, assinada pelo Sr David Cornelius (Vice-Diretor do Escritório de Cooperações Internacionais em Armamentos do OUSD) e pelo Major-Brigadeiro Luciano Valentim Rechiuti (Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação – DECTI do MD), materializando importantes passos e fortalecimento das relações científico-tecnológicas de Defesa entre o Brasil e os Estados Unidos da América.