Search
Close this search box.

Semana da Cooperação Brasil-Suécia desembarca pela primeira vez em Santa Catarina, e traz discussões sobre saúde, aeronáutica e IA 

Evento realizado de 11 a 13 de novembro em Florianópolis inclui visitas técnicas na Fundação CERTI e em seu laboratório-fábrica

Pela primeira vez em Santa Catarina e na região Sul do Brasil, a 12ª Semana da Cooperação Brasil-Suécia acontecerá de 11 a 13 de novembro, na capital catarinense, reunindo especialistas e lideranças dos setores de inovação, aeronáutica e saúde digital para um intercâmbio tecnológico entre os pesquisadores dos dois países. Organizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Embaixada da Suécia, o evento que conta com o apoio da UFSC, Fundação CERTI, FIESC e SENAI destaca a relevância do ecossistema da cidade e a força industrial de Santa Catarina. “O encontro reforça o potencial de Florianópolis como um polo de inovação e também do Estado como referência na área. Ele fortalece os laços para estabelecer parcerias tecnológicas futuras entre os dois países.”, ressalta Laercio Aniceto da Silva, superintendente de negócios da CERTI – principal hub de tecnologia de Santa Catarina.

Durante o evento, a CERTI abrirá as portas de seu laboratório-fábrica, o LabFaber, para receber os participantes em visitas técnicas, destacando seu papel de referência em soluções para a Indústria 4.0. Para o superintendente de Negócios da CERTI essa é uma oportunidade de se conectar com os participantes evidenciando os trabalhos desenvolvidos pela organização. “É uma grande oportunidade de trocar experiências e aproveitar a relevância desse evento que será um marco para a convergência tecnológica e a colaboração entre líderes da indústria, pesquisadores e acadêmicos que estão moldando o futuro da IA em setores estratégicos como aviação e Indústria 4.0”, ressalta.

Além das visitas técnicas, a CERTI participará do 13º Workshop Brasil-Suécia de Aeronáutica, oficina que integra a programação do evento e reunirá nomes que são referência no setor aeroespacial, instituições de P&D&I e agências dos dois países. No dia 12 de novembro, às 11h, o arquiteto de soluções da CERTI, Gabriel Marques, participará como palestrante do painel “O Ecossistema Catarinense de Inovação na Aeronáutica” – que contará também com a presença de representantes da FAPESC, SAAB, Embraer,, Deep Ambiente e Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT-SJC).

Com atrações em diversos locais de Florianópolis, a programação da Semana de Cooperação Brasil-Suécia inclui uma série de workshops na sede da FIESC voltados à cooperação em aeronáutica, espaço e tecnologia, explorando temas como inteligência artificial autônoma e revolução digital na saúde. Abertas ao público, as oficinas permitirão aos participantes mergulhar nas inovações que têm impulsionado as indústrias, além dos setores de saúde e aeronáutica em ambos os países.

Serviço

Painel: O Ecossistema Catarinense de Inovação na Aeronáutica
Palestrantes: Gabriel Marques, arquiteto de soluções da CERTI; e profissionais da SAAB, FAPESC e Embraer.
Data: 12 de novembro, às 11h
Local: FIESC

Sobre a Semana de Cooperação Brasil-Suécia

Desde 2019, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordena a Semana de Cooperação Brasil-Suécia, que inclui programação nos campos de aeronáutica e inovação, consolidando-se com base no Acordo de Cooperação Econômica, Industrial e Tecnológica, firmado em 1986, e no Protocolo de Cooperação em Alta Tecnologia de 2009. A edição de 2024 inclui importantes reuniões de alto nível, como a 10ª Reunião do Grupo Brasil-Suécia em Aeronáutica e a 9ª Reunião sobre Cooperação Inovadora de Alta Tecnologia, bem como a cerimônia de abertura da Semanas de Inovação Suécia-Brasil, realizada pela Embaixada da Suécia no Brasil, no dia 11 de novembro.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter