É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do ex-presidente da AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil) Walter Bartels, nesta terça-feira (16JAN2024), aos 84 anos.
Bartels foi o dirigente mais longevo da associação – presidiu a entidade por 24 anos, de 1995 a 2019, quando se iniciou o mandato do atual presidente da AIAB, Julio Shidara.
Era engenheiro aeronáutico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e engenheiro navegante de ensaios de voo pela École du Personnel Navigant D’Essais et Recèption, Istres (França).
Iniciou sua carreira em 1964, como engenheiro de ensaios em voo no antigo Centro Técnico Aeroespacial (CTA, atual DCTA). Participou do primeiro voo experimental da aeronave Bandeirante, marco inaugural da indústria aeronáutica brasileira. Também foi professor visitante do ITA.
Construiu uma longa trajetória na Embraer, trabalhando, a partir de 1976, em projetos como AMX, Tucano França, Tucano Egito, CBA-123, SIVAM e AL-X.
Além de presidente da AIAB, foi diretor nos Departamentos de Competitividade e Tecnologia, e de Defesa e Segurança da FIESP, conselheiro do International Coordinating of Aerospace Industries Associations, membro do Conselho Técnico da Associação de Comércio Exterior do Brasil.
No ano passado, Bartels foi homenageado pela AIAB por ocasião dos 30 anos da entidade – em reconhecimento “pelo grande legado deixado ao setor aeroespacial” durante seu período na presidência da associação.
Aos familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos.
AIAB – Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil