FIDAE 2024: Governo anuncia que empresas israelenses não participarão do evento
A decisão foi anunciada em comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa. O evento é considerado o principal encontro aeroespacial e de defesa da América Latina e reúne mais de 40 expositores internacionais.
O Ministério da Defesa anunciou esta terça-feira que, por decisão do Governo, a edição de 2024 da Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE) não contará com a participação de empresas israelenses.
O evento, que acontecerá de 9 a 14 de abril , é organizado pela Força Aérea Chilena (FACh) e é considerado o principal encontro aeroespacial e de defesa da América Latina e reúne mais de 40 expositores internacionais.
A exclusão das empresas israelenses da FIDAE 2024 segue um padrão semelhante ao que ocorreu no ano passado, quando o Governo anunciou a marginalização das empresas russas em resposta à agressão contra a Ucrânia.
A decisão reflete a posição do Governo face aos conflitos internacionais e o seu compromisso com os princípios da política externa do país.
Antes do anúncio oficial, a deputada Ericka Ñanco (RD) solicitou o corte das relações com Israel durante uma sessão da Comissão de Relações Exteriores e enfatizou a necessidade de coordenar ações com outros países da região para fazê-lo, instando a chanceler a informar sobre as medidas adotadas pelo Chile nesse sentido.