XANGAI – A China Cosco Shipping Corporation e a VALE assinaram um acordo com duração de 27 anos para que a gigante chinesa transporte 16 milhões de toneladas de minério de ferro para a mineradora brasileira por ano.
O acordo foi assinado pelas companhias em uma cerimônia em Pequim nesta sexta-feira, disse a companhia chinesa em comunicado.
"A assinatura do acordo marca o início de um novo capítulo da cooperação entre as duas empresas", afirma.
A China COSCO Shipping Corporation foi lançada no mês passado depois da fusão das antigas rivais China Ocean Shipping (Group) Company e China Shipping Group. Anteriormente, a COSCO tinha um acordo de transporte de longo prazo com a VALE.
Nota DefesaNet
O assunto do transporte de minérios de ferro entre o Brasil e a China tem uma longa história. A estratégia dos navios mineraleiros VALEMAX iniciada por Roger Agnelli, foi destroçada pela feroz ação da China.
O Sr Roger Agnelli, presidente da VALE, de 2001 – 2011, formulou a estratégia VALEMAX, que foi posteriormente dilapidada por seus sucessores na VALE.
Em acidente aéreo, em 19 Março 2016, faleceu o Sr Roger Agnelli, sua família e o casal de filhos. O acidente ocorreu uma semana após sua apresentação na Audiência Pública sobre Acordos Brasil-China.
DefesaNet envia mensagem de luto à Família Agnelli.
Matérias Relacionadas
http://www.defesanet.com.br/china/noticia/21822/VALEMAX—China-ridiculariza-o-Brasil–adquire-30-Navios-apos-destrocar-a-frota-da-VALE/
BR-CN – China torpedeia a frota dos VALEMAX Maio 2015 DefesaNet Link
VALE – A epopéia dos navios VALEMAX Stratfor 2014 Link