Festividade contou com diversas atividades entre os dias 25 e 29/09
Agência Força Aérea – UNIFA, por Coronel Coutinho e Tenente Pollyana
A Universidade da Força Aérea (UNIFA) comemorou, no dia 26/09, 40 anos de criação. Para celebrar essa data emblemática, a Organização Militar promoveu, entre os dias 25 e 29/09, diversas atividades, entre elas Missa Solene; Torneio da Taça Eficiência, entre equipes formadas por militares e civis do efetivo; Escolha de Destaques Profissionais; Escolha de Grito de Guerra e Concurso de Redação com o tema “A vida, as obras e os valores de Santos Dumont”.
A semana de festividades foi coroada com a cerimônia militar, realizada no dia 29/09, nas instalações do histórico Auditório Marechal Fontenelle. O evento contou com a ilustre presença do Presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, e foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.
Estiveram ainda presentes o Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar, Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; o Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, além de Oficiais-Generais da ativa e da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), e de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito de Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos.
Durante a cerimônia, foram homenageados os Destaques Profissionais e Acadêmico, a autora do Grito de Guerra e os alunos premiados com as melhores redações sobre o Pai da Aviação.
Em um momento especial foi apresentado um vídeo institucional sobre a UNIFA e, em seguida, os ex-Comandantes da Universidade, Major-Brigadeiro do Ar Antônio Luiz Rodrigues Dias, Major-Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza e Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto, foram homenageados pelo atual Comandante e Reitor da Universidade.
Houve, por fim, a imposição de Medalhas Militares de tempo de serviço aos militares do efetivo agraciados com tais distinções e, pela primeira vez, o efetivo bradou o novo Grito de Guerra da UNIFA.
Na sua Ordem do Dia, o Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar Avellar, ressaltou que a Universidade da Força Aérea completou 40 anos de existência no mesmo ano em que o Pai da Aviação completaria 150 anos de vida. “Dessa forma, remeto-me às palavras de Alberto Santos Dumont, quando disse que ‘Inventar é imaginar o que ninguém oferece; é acreditar no que ninguém jurou; é arriscar o que ninguém ousou; é realizar o que ninguém tentou. Inventar é transcender’”, disse.
Ainda segundo o Brigadeiro, foi com o mesmo espírito inovador, ousado e perseverante de Santos Dumont que motivou o Ministério da Aeronáutica a criar, em 26 de setembro de 1983, a Universidade da Força Aérea, que hoje tem a missão de promover a pós-formação acadêmica e profissional de militares e civis, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com vistas ao desenvolvimento do Poder Aeroespacial Brasileiro. “Esta Universidade não poderia estar em outro local que não neste histórico Campo dos Afonsos, solo sagrado que herdou o sentimento que imperava no início do século passado, de inovação e de exercício da soberania. É exatamente seu corpo – docente, discente e administrativo – que, de modo sinérgico, constrói caminhos e impulsiona a UNIFA rumo à excelência”, finalizou o Oficial-General.