O relatório Review of Maritime Transport marca avaliação de 50 anos dos Transportes Marítimos e foi lançado na Encontro Anual do Fórum Marítimo Global. O evento ocorreu no início de Outubro em Hong-Kong.
As constatações da UNCTAD são publicadas num momento marcado pelo “equilíbrio entre demanda e oferta”, que aumentou ganhos e lucros no setor do comércio marítimo.
Os níveis das tarifas de frete melhoraram significativamente em 2017, à exceção do mercado de petroleiros. A agência revela que as razões da evolução incluem a demanda global mais forte, o crescimento da capacidade de gestão de frotas e as condições gerais de mercado mais saudáveis.
A guerra comercial ameaça o aumento de receitas no mercado global de transporte marítimo, segundo a Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento, UNCTAD.
[A edição de 2018 da Revisão dos Transportes Marítimos da UNCTAD revela
que o comércio marítimo cresceu 4% em 2017]
Para o secretário-geral da agência, Mukhisa Kituyi, mesmo com previsões positivas para o comércio marítimo essa situação é ameaçadora aliada ao aumento das políticas voltadas para dentro dos países.
Transporte Marítimo
Segundo o representante, o aumento do protecionismo e as batalhas de retaliação podem interromper o sistema comercial global, que consolida a demanda pelo transporte marítimo.
A previsão é que a tendência de crescimento continue em todos os segmentos do setor neste ano. Os contêineres e as cargas secas a granel devem ter o crescimento mais rápido.
Brasil
No que diz respeito às exportações de minério de ferro, o Brasil continua um dos protagonistas. As vendas do Brasil para o exterior representaram 25,8% no mercado de exportações mundiais em 2017 enquanto a Austrália teve 56%.
O relatório destaca ainda um crescimento de 2% na exportação de aço do Brasil, que é o único país da América Latina entre os 35 principais proprietários de navios.
Moçambique é apontado no documento pela aprovação de uma instalação de gás natural liquefeito, o que é considerado um acontecimento importante por causa do crescimento do país como produtor.
Abaixo alguns gráficos da publicação.
REVIEW OF MARITIME TRANSPORT 50 Years by Anonymous CBaQyRIJg4 on Scribd