Do céu
Tripulações antiaéreas ucranianas que operavam perto de Bakhmut, derrubaram, recentemente, uma potente arma russa de alto custo.
Aconteceu no dia 29 de março
A notícia foi divulgada nas redes sociais da Força Aérea da Ucrânia, que especifica o tipo de arma destruído: um caça-bombardeiro Su-24M.
O destino dos dois pilotos ainda é desconhecido
No entanto, não houve menção se os pilotos da aeronave sobreviveram ou não ao ataque dos mísseis antiaéreos da Ucrânia.
Não há verificação independente da derrubada
A CNN, no entanto, observou que as informações fornecidas pela Força Aérea da Ucrânia não puderam ser verificadas de forma independente.
Bakhmut viu vários aviões serem derrubados em março
Se a informação for verdadeira, seria o terceiro bombardeiro russo abatido nos céus de Bakhmut, em março, sendo o segundo Su-24, em duas semanas.A queda do Su-24 em 15 de março em Bakhmut
Em 15 de março, o chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, Andriy Yarmik, divulgou um vídeo em que mostrava a destruição de um Su-24 pela 93ª Brigada Mecanizada Separada da Ucrânia.
Caiu em área “misteriosa”
O Ministério da Defesa da Ucrânia acrescentou as coordenadas exatas da derrubada, bem como uma descrição comparando a área onde a aeronave caiu com o o Triângulo das Bermudas.O Triângulo de Bakhmut
“O lugar mais misterioso da Ucrânia é o triângulo de Bakhmut, onde os aviões russos estão a desaparecer, há um ano”, escreveu o Ministério da Defesa da Ucrânia, em aparente tom de brincadeira em seu post no Twitter.
O primeiro avião caiu em março
De acordo com o Kyiv Independent, um caça-bombardeiro russo Su-24 também foi abatido sobre Bakhmut, no início de março, deixando um piloto russo morto e outro ferido.Rússia perdeu muitos aviões desde que invadiu a Ucrânia
Desde o início da guerra, a Rússia perdeu centenas de suas aeronaves mais importantes. De acordo com o Estado-Maior da Ucrânia, até o dia 31 de março, foram, especificamente, 306 aviões abatidos.Quantos aviões a Rússia realmente perdeu desde o início da guerra?
Entretanto, outros dados são estimados pelo Oryx, um grupo holandês de inteligência de código aberto sem fins lucrativos que rastreia as perdas visuais de equipamentos russos, a partir de evidências de imagem e vídeo. A organização afirma que o número de aeronaves russas retiradas da luta é menor do que o fornecido pela Ucrânia. No caso, seriam 78 aviões destruídos e 70 danificados.
Nove Su-24Ms foram destruídos até agora
Um total de nove bombardeiros Su-24M russos foram abatidos na guerra, de acordo com a Oryx, Sete deles destruídos e outros dois danificados.A maioria dos Su-24 foi destruída no solo
A maioria dos Su-24 da Rússia não foi abatida no ar, mas sim no solo, durante um ousado ataque aéreo, em agosto de 2022, contra a base aérea russa de Saky, na Crimeia.
Um velho bombardeiro da era soviética
De acordo com o Military Today, o Su-24 é um antigo bombardeiro da era soviética, usado, pela primeira vez, na década de 1960. Ele tem a capacidade de transportar armas nucleares e conta com uma variante atualizada, no final dos anos 1980, o SU-24-M.Ainda é uma arma poderosa
“O Su-24 continua a ser uma poderosa aeronave de ataque de longo alcance e baixo nível, com capacidade real de ataque de precisão em qualquer clima”, define o Military Today.