Tenente Juliana Lopes, Tenente Gabrielli E Capitão Landenberger
Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que operam a aeronave C-95 Bandeirante iniciaram na quarta-feira (12/03) a segunda fase do Exercício Técnico ASSAET, na Ala 10, em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN).
O objetivo é treinar as tripulações dos esquadrões Tracajá (1º ETA), Pastor (2º ETA), Pioneiro (3º ETA), Pégaso (5º ETA) e Rumba (1º/5º GAV) na ação de Assalto Aeroterrestre.
Trata-se do emprego de meios aéreos para introduzir forças paraquedistas em áreas de interesse. O primeiro dia de exercício teve início com briefing de rotina e apronto operacional.
Os voos começaram à tarde, com missões de formação tática. "Nesse exercício, treinamos a parte operacional da aviação de transporte, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante a carreira", afirmou o Tenente Aviador Lucas Andrade da Costa Almeida, do Esquadrão Pastor, que participa do treinamento.
O exercício está dividido em 3 fases, sendo que a primeira foi realizada no mês de março, em Canoas (RS), sob responsabilidade da Ala 3.
Agora, serão treinados procedimentos como navegação a baixa altura em voo de formação tática (elemento e seção), lançamento de fardo de porta e lançamento múltiplo. A terceira e última fase ocorrerá em junho no Rio de Janeiro (RJ), sob responsabilidade da Ala 12.
Fotos: Tenente Vitória e Sargento Marcella / Ala 10