Uma tripulação composta por militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército Brasileiro decolou (22/03) de madrugada em uma aeronave C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1o/15o GAV), o Esquadrão Onça, para realizar uma simulação de lançamento de cargas pesadas (heavy) com o uso dos óculos de visão noturna (Night Vision Google – NVG) na TRANSPORTEX 2012. O objetivo do treinamento conjunto foi trazer novos conhecimentos para as duas Forças Armadas nas missões reais em que o equipamento será empregado.
“As missões com o NVG dão oportunidade para a Aviação de Transporte lançar mais toneladas de suprimentos para tropas das Forças Armadas em solo, em tempos de guerra, ou missões humanitárias e apoio à população de cidades em situação de calamidade pública, em tempos de paz”, explica o coordenador do treinamento em NVG na TRANSPORTEX, Major Aviador Claudio Faria.
Normalmente, o lançamento de cargas pesadas é feito a 700 pés, o que equivale a cerca de 214 metros de altitude. A gama de equipamentos que pode ser lançada é grande: armamentos, munições, veículos, geradores de energia, mantimentos, medicamentos, água potável, roupas ou colchões, por exemplo.
As tripulações do exercício operacional TRANSPORTEX 2012 também lançaram paraquedistas do Exército e fardos em total escuridão nas madrugadas de Belém.
Sobre o NVG
O equipamento aumenta em até 50 mil vezes a luminosidade e aproveita a luz das estrelas para que os pilotos consigam realizar missões noturnas sem referências visuais. Na Aviação de Transporte, o NVG pode ser empregado em missões de busca e salvamento, lançamento de cargas e paraquedistas em locais de conflito.