O ministro da Defesa Nacional, Rodrigo Hinzpeter, chegou em 23 de novembro à região do Biobío, ocasião em que presenciou o voo de teste do primeiro sistema aéreo não tripulado desenvolvido pelo Exército do Chile, protótipo denominado “Lascar”, que vem sendo fabricado desde 2008 e hoje se encontra em fase de testes.
O protótipo “Lascar” é desenvolvido pelo Exército em colaboração com a Universidade de Concepción e a empresa privada. Entre seus múltiplos usos destaca-se o monitoramento de fontes hídricas, erupções vulcânicas, desastres naturais e operações de resgate, monitoramento de incêndios e prospecção da pesca.
“Todos nós temos um certo orgulho e muita satisfação em ver como o Exército, nosso Exército do Chile, em conjunto com a Universidade de Concepción, uma instituição magnífica e tradicional desta região, e a empresa privada se unem para desenvolver um avião não tripulado que nos permitirá tantas coisas, em um país que tem tantos desafios em matéria de desastres naturais”, disse o ministro Rodrigo Hinzpeter ao encerrar a atividade.
O ministro da Defesa acrescentou que o desenvolvimento conjunto deste protótipo “mostra que no Chile há inteligência, há capacidade de inovação, há capacidade para empreendimentos desta natureza que, às vezes, pensamos que são patrimônio ou monopólio só de países muito desenvolvidos”.