Tenente Jonathan Jayme E Major Monteiro
A solenidade de substituição da Bandeira Nacional, realizada neste domingo (06), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), homenageou o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorados em 23 de outubro.
O evento, que tem a finalidade de incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais, contou com diversas atrações para brasilienses e turistas que passaram pelo local.
Organizado pela Ala 1, a solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Também estiveram presentes o Embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo, Carlo Krieger; o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; a Senadora da República Soraya Thronicke; os Ministros do Superior Tribunal Militar Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros; o Vice-Governador do Distrito Federal, Paco Britto; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; além de outras autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Além da troca da Bandeira Nacional, acompanhada pela salva de 21 tiros de canhão, houve demonstração da Esquadrilha da Fumaça. Durante 45 minutos, o público se surpreendeu com as acrobacias das sete aeronaves A-29 Super Tucano. Houve, ainda, exposição de materais militares, sobrevoo de aeronaves de caça, apresentação dos Cães de Guerra e da Banda de Música da Ala 1 e exposição da réplica do F-39 Gripen em tamanho real.
No desfile da tropa, o público pôde assistir ao Grupamento de Batedores do Grupo de Segurança e Defesa de Brasília, Banda de Música da Ala 1, Grupamento de Bandeiras Históricas, Esquadrilha de Honras Militares Santos-Dumont e dois grupamentos de representação de militares, sendo um deles formado por Aeronavegantes.
Mês da Asa
O Comandante da Aeronáutica disse que a cerimônia de substituição da Bandeira em outubro tem uma conotação especial por relembrar o feito de Santos-Dumont, em 1906, quando voou pela primeira vez com o 14-BIS, fato que ficou marcado como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira. “Aqui há uma interação com a comunidade.
Por meio da exposição estática, podemos demonstrar um pouco do que fazemos. Nosso objetivo é despertar nos jovens e nas crianças a vontade de, no futuro, ingressarem na aviação militar ou em qualquer outro quadro da Força Aérea”, acrescentou.
O Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Vincent Dang, também comentou a importância do evento. “O que buscamos é elevar o sentimento cívico da sociedade, da família brasiliense e dos turistas que por aqui passam”, pontuou.
Atrações
Na Praça dos Três Poderes era possível encontrar um olhar atento ao céu, uma criança interessada por um dos equipamentos expostos ou, ainda, adultos surpresos com as atrações da FAB. O casal Leonardo Veras e Tatiana Magalhães veio do Ceará para conhecer a Capital Federal e se encantaram com as atrações. “Foi um evento lindo, bem feito, organizado”, disse ela. "Ficamos impressionados com as manobras espetaculares da Esquadrilha da Fumaça”, completou o marido.
Quem também ficou emocionado com a apresentação da Esquadrilha foi o pequeno Vinicius Oliveira Fernandes Nascimento, de 9 anos. “A parte que eu mais gostei foi da manobra ‘bomba’. Foi muito impressionante, nunca vi nada parecido na minha vida”, falou.
Ana Paula Venturim Rodrigues de Oliveira disse que esse tipo de evento é uma oportunidade de demonstrar às novas gerações a importância de praticar o civismo. “É importante passar para família a necessidade de amar à Pátria”, opinou. O filho dela, Danilo Venturim, de 14 anos, disse que quer seguir carreira militar. “Há quatros anos sou apaixonado por aviação. Quero muito trabalhar com isso”, concluiu.
Troca da Bandeira
Localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, entre o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, está a Bandeira Nacional com 286m2. O mastro, de 100m de altura, é de autoria do arquiteto Sérgio Bernardes.
A FAB, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal se revezam na realização das cerimônias de substituição da Bandeira Nacional, que ocorre desde 1973.
Fotos: Sargento Bianca Viol e Soldado T. Amorim / CECOMSAER