Tenente Aline Fuzisaki, Tenente Adauto Fraga E Coronel Santana
A Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) celebrou o seu 47º aniversário com uma cerimônia militar realizada nesta sexta-feira (11), em Brasília (DF).
A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto do Amaral Oliveira; do Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB), da ativa e da reserva, além de outras autoridades militares e civis.
Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre a atuação da SEFA na colaboração para o cumprimento da Missão da FAB. “Tudo além do Controlar, do Defender e do Integrar é apoio, é logística. Somos partícipes deste universo apoiador, que sustenta considerável parcela de nossa missão”, afirmou.
A cerimônia foi marcada por homenagens ao efetivo da Organização Militar. Foram agraciados os integrantes que se destacaram ao longo do ano por suas qualidades e méritos, com a distinção Graduado, Praça e Servidor Civil Padrão. E ocorreu a imposição de Medalha Militar, que reconhece os bons serviços prestados pelos Oficiais, Graduados e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB, por tempo de serviço.
Para celebrar o 47º aniversário da SEFA, também foi realizado o Ato Religioso, celebrado pelos Capelães Tenente-Coronel Fernando Augusto Sabino, Capitão Ronisaulo Lima de Oliveira e Capitão da Reserva José Ricardo Honório da Silva. Em complemento, fez parte das comemorações a inauguração de fotografias na Galeria de Fotos da SEFA. O descerramento na Galeria foi realizado pelo Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.
Base Aérea de Salvador recebe prêmio de Destaque Financeiro do Comando da Aeronáutica
Base Aérea de Salvador (BASV) recebeu, no dia 7 de outubro, o troféu “Destaque Execução Financeira do Comando da Aeronáutica” por ter sido a Unidade Gestora Executora com o melhor desempenho em execução financeira, alcançando o resultado de 100% no Sistema de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), no período de julho de 2018 a junho de 2019.
A entrega da premiação ocorreu em uma formatura presidida pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Estavam presentes, ainda, o Vice-Secretário da SEFA, Major-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Carlos Alberto Dias Martins; o Subdiretor de Administração Financeira, Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt; o Chefe do Centro de Apoio Administrativo da Aeronáutica (CEAP), Brigadeiro Intendente Marcelo Estevam Barbosa; e o Comandante da BASV, Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, entre outras autoridades.
O prêmio está em sua terceira edição e tem o objetivo de incentivar as Unidades a contribuírem com a correção e a consistência dos registros do Comando da Aeronáutica no SIAFI.
Para o Coronel Karpischin, o feito é resultado de um trabalho em equipe. Já a Major Intendente Maria Beatriz de Pinho Oliveira, que é Agente de Controle Interno (ACI) da Base, diz que o prêmio é um fator de motivação para a equipe. “Continuaremos com a eterna busca pela perfeição e transparência nos procedimentos”, ressaltou a Oficial.
Encontro
Paralelamente à premiação, ocorreu, também, de 7 a 9 de outubro, a 2ª Reunião com Prefeitos, Comandantes de Bases Aéreas e Chefes de Divisão de Prefeitura de Aeronáutica. O Chefe do CEAP, Brigadeiro Intendente Marcelo Estevam Barbosa, explicou que a reunião trouxe soluções em sustentabilidade e que a motivação em usar o próprio militar das guarnições para realizar serviços de manutenção e pequenos reparos em imóveis é uma boa prática, que reduz o custo em obras. “Foi importante, principalmente, por trazer assuntos como segurança nas Vilas, não só da propriedade, como das pessoas que ali moram”, completou o Chefe do CEAP.
No encerramento do evento, o Tenente-Brigadeiro Damasceno elogiou as administrações que conseguem encontrar soluções sustentáveis e destacou as atividades realizadas pela equipe do Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), como um exemplo a ser seguido. “Sejam pragmáticos para realizar o melhor trabalho que puderem, com a realidade que possuem”, concluiu.
Fotos: Sargento Gustavo / BASV