A Rússia irá fornecer à Indonésia seis caças Su-30MK2, em plena conformidade com os acordos alcançados no primeiro dia da Feira de Armamentos LIMA-2011 que decorre em Malásia.
O contrato num valor de 500 milhões de dólares poderá ser assinado já nas próximas semanas. Convém lembrar que atualmente a Força Aérea da Indonésia conta com dez aviões SU importados diretamente da Rússia.
Malásia também tem preferência pelo Su-30
A Malásia considera a Rússia um dos líderes da concorrência de fornecimento de 18 caças para a Força Aérea do país. O ministro da Defesa da Malásia, Ahmad Zahid Hamidi, disse que entre os aviões russos MiG-29 e Su-30 o país dá a preferência ao Su-30.
Ele acrescentou que agora está sendo discutida a possibilidade de instalar no caça Su-30 mísseis BrahMos, em produção na Rússia e na Índia.
Caças deste tipo e as suas modificações são muito procurados no Sudeste Asiático. Eles fazem parte das Forças Aéreas do Vietnã, da Índia, Indonésia, Malásia e China.
O vencedor da concorrência de fornecimento de 18 caças para a Força Aérea da Malásia será anunciado em 2012, o preço da encomenda ainda não foi revelado ao público.