St-Cloud, França, 20 Julh 2015 – Na manhã de segunda-feira ocorreu a cerimonia official de aceitação pela República Arabe do Egito dos primeiros três caças Rafales. O evento foi no Centro de Testes de Voo da Dassault Aviation, na Base Aérea da Força Aérea Francesa de Istres, com a presença do Embaixador do Egito Sr. Ehab Badawy, e do Chairman e CEO da Dassault Aviation Eric Trappier.
A primeira entrega ocorre somente cinco meses após a decisão do Egito de adquiriri 24 caças Rafales (16 biplaces e 8 monoplaces) para equipar a Força Aérea do Egito com um caça multimissão de última geração que atenda às demandas operacionais e permita ao Egito cumprir a soberanias e a sua posição geoestratégica na região..
Ao mesmo tempo um grupo de pilotos e equipes de terra foram treinados na França. Pilotos egípcios treinados pela Força Aérea Francesa pilotarão os três Rafales até o Cairo, nesta terça-feira, um dia após a cerimônia de entrega.
Eric Trappier, CEO da Dassault Aviation declarou: “Este contrato constitui um novo marco na cooperação entre a Dassault Aviation e o Egito, desde os anos 1970 – mais de 40 anos de uma exemplar parceria pautada pelo compromisso e compreensão mútua. Após o Mirage 5, o Alpha Jet e o Mirage 2000, o Rafale é a quarta aeronave da Dassault a voar nas cores do Egito, e o Egito é o primeiro cliente de exportação do Rafale, assim como foi para o Mirage 2000.
Nós estamos honrados com esta parceria ao longo dos anos que tem mostrado solidez e e duração dos laços históricos entre os dois países. A Dassault Aviation e os seus 8.000 colaboradores, seus parceiros THALES e SNECMA e o mais de 500 fornecedores, eu agradeço ás autoridades egípcias, por sua confiança e também uma vez mais às autoridades militares francesas, pois sem o seu apoio este sucesso não teria sido possível.”