Batizado como Voyager pela RAF, a aeronave decolou da Base da RAF Brize Norton para um voo de treinamento sobre o Reino Unido para permitir à tripulação do avião tanque a familiarização com este.
O Voyager foi fornecido pela Airbus Military à AirTanker, empresa criada para operar e dar apoio ao Voyager para o Ministério da Defesa (UK Ministry of Defence) dentro do Programa Future Strategic Transport Aircraft no fim de 2011.
A aeronave Voyager representa um novo padrão em tecnologias de aviões tanque/transporte e dará à RAF a mais avançada capacidade de reabastecimento em voo (REVO), transporte de passageiros e capacidade aeromédica. Como uma aeronave moderna e eficiente, o Voyager é mais silencioso e mais eficiente que qualquer outra aeronave atualmente baseada na RAF Brize Norton – a principal base da RAF para aeronaves de transporte/tanque.
A Airbus Military fornecerá 14 aeronaves transformada para AirTanker, das quais duas já foram transformadas do modelo básico A330-200, em Getafe, Espanha e outros dois estão sendo transformados nas instalações de Cobham, UK.
O Voyager terá certificações militar e civil e o service operará as aeronaves com ambos registro militar e civil