Ten Cristiane dos Santos E Major Alle
A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Governo do Estado do Tocantins firmaram, nesta sexta-feira (14), Protocolo de Compromisso objetivando a doação de uma área de 1.307,25 hectares, localizada na Região Metropolitana de Palmas, para a implantação de uma nova Organização Militar da FAB na Região Norte do país.
A proposta inicial é que, com a nova estrutura, ocorra concentração de operações aéreas em um aeródromo de uso exclusivamente militar. A futura instalação será a primeira no Estado do Tocantins.
O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, explica que a localidade é estratégica. “Ao darmos os primeiros passos para viabilizar a implantação de uma organização militar da FAB em Palmas, preparamos alicerces para que a Força Aérea marque sua presença nessa importante localidade do Brasil e, como consequência, esperamos poder contribuir não só para a Defesa Nacional, mas também na área econômica e social da região”, disse.
Segundo o Governador do Estado, Mauro Carlesse, a implantação de unidades militares resultará em benefícios sociais e econômicos, além de propiciar auxílio no desenvolvimento da região.
“Ter a Força Aérea Brasileira em Tocantins, além de incluir o Estado como um grande representante do país, trará oportunidades e empregos. Somos um Estado novo, mas que cresce a cada dia. Queremos o melhor para a nossa região e queremos potencializar o nosso Estado. Por isso, estamos felizes com esta oportunidade. Com certeza é o início de uma nova Era”, afirmou o governador.
A assinatura do Protocolo é o primeiro passo para o início das ações que viabilizarão a doação de área pelo Governo do Tocantins. A intermediação da área será realizada pela Superintendência do Patrimônio da União no Estado (SPU/TO)