Nesta quinta-feira (25AR2019), foi realizada a transferência da primeira seção do submarino “Humaitá”, o segundo dos quatro convencionais do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O translado, de cerca de 5 quilômetros, teve início na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e terminou no Estaleiro de Construção, em Itaguaí, no Rio de Janeiro.
A unidade transportada possui 160 toneladas, 8 metros de largura e 13,4 metros de comprimento. O translado durou cerca de quatro horas e envolveu uma logística de trânsito coordenada com a Polícia Rodoviária Federal e a prefeitura de Itaguaí-RJ.
Chegando ao Estaleiro de Construção, a primeira seção receberá sensores e equipamentos, e será unida às demais seções do submarino, que serão transferidas até o final de junho deste ano.
A operação de transferência das seções será realizada em quatro etapas, até que todas se encontrem no Estaleiro de Construção para a montagem final do Submarino "Humaitá".
Nesta manhã (25), teve início a transferência da primeira seção do Submarino "Humaitá", o segundo dos quatro submarinos convencionais do #PROSUB. O translado ocorre da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) para o Estaleiro de Construção, em Itaguaí-RJ. (1/3) pic.twitter.com/JO1G4kRCkR
— Marinha do Brasil (@marmilbr) April 25, 2019
<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>