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Primeiro avião comercial da China faz estreia internacional em Cingapura

(Reuters) – O C919 de fuselagem estreita, fabricado pela Corporação de Aeronaves Comerciais da China (Comac), concorrente chinesa da Airbus e da Boeing,  fez neste domingo sua primeira viagem fora do território chinês, em um sobrevoo durante o Singapore Airshow. 

A China investiu pesado em uma tentativa de romper o domínio das duas fabricantes do Ocidente na aviação comercial.

Neste ano, a China indicou que tentará aumentar a presença do C919 e da Comac dentro e fora do país. O avião só é certificado na China, e o primeiro dos quatro C919 iniciou os voos no ano passado por meio da China Eastern Airlines.

Atualmente, Airbus e Boeing lutam para aumentar a produção e atender à demanda por novos aviões.

Segundo a mídia chinesa, citando um funcionário da fabricante como fonte, a Comac deverá investir dezenas de bilhões de iuanes nos próximos três a cinco anos, para expandir a capacidade de produção do C919.

A autoridade de aviação da China afirmou no mês passado que iria recorrer, neste ano, à Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (Aesa) para validação do C919, um processo iniciado em 2018.

O C919 foi um dos dois aviões comerciais, ao lado do Airbus, a voar pela costa de Cingapura, na prévia deste domingo do maior show aéreo da Ásia. A Boeing não exibirá nenhuma aeronave comercial este ano.

A Comac tem dois produtos de passageiros: o jato regional ARJ21 e o bimotor C919 de corredor único, com 158-192 assentos, que compete com os modelos já consagrados Airbus A320neo e Boeing 737 MAX 8.

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