Search
Close this search box.

Plataforma Aerobahn Runway Safety Service da Saab já está operacional no Aeroporto Internacional de Nashville

Em menos de 90 dias após ter sido selecionada pela FAA – Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, dentro de seu programa SAI (Surface Awareness Initiative), a plataforma Aerobahn Runway Safety Service da Saab está ajudando os controladores de tráfego aéreo a gerenciarem as operações no Aeroporto Internacional de Nashville.

Por quase três décadas, a Saab tem ostentado, orgulhosamente, o papel de parceira da FAA, no fornecimento de soluções de segurança de pista nos EUA, inclusive atuando como contratante principal nos programas Airport Surface Detection Equipment, Model X (ASDE-X) – em operação em 35 aeroportos; e Airport Surface Surveillance Capability (ASSC) – em operação em 9 aeroportos.

Tais programas têm sido fundamentais para manter o histórico excepcional de segurança da FAA.

Sistemas de vigilância de superfície aumentam a segurança de pista ao exibir, em tempo real, aos controladores de tráfego aéreo, a posição, o movimento e a localização relativa das aeronaves e veículos na superfície. Além disso, fornecem alertas de segurança sonoros e visuais, em casos de iminência de colisões na pista. Estes serviços são cruciais para operações onde a consciência situacional dos controladores de tráfego aéreo pode ser comprometida pela combinação de fatores como visibilidade, volume de tráfego e layout do aeroporto.

O programa SAI da FAA vem comprovar como as modernas tecnologias de vigilância com ótima relação custo-benefício podem ajudar a melhorar a segurança em aeroportos onde as restrições orçamentárias dificultaram historicamente a instalação das plataformas de vigilância tradicionais, apoiadas por Radares de Superfície (SMR).

No que diz respeito à gestão eficiente de superfície e operações CDM (Collaborative Decision Making), desde seu lançamento inicial em 2003, a plataforma Aerobahn da Saab foi adotada por mais de 30 aeroportos em todo o mundo (desde alguns dos hubs mais movimentados do mundo, como Atlanta, Chicago e Hong Kong até pequenos aeroportos regionais como Yampa Valley, nos Estados Unidos).

Muitos operadores aeroportuários, companhias aéreas e prestadores de serviço aeroportuário em terra confiam diariamente na plataforma Aerobahn para melhorar a segurança e a eficiência de suas operações, tornando-a a plataforma de otimização de gestão de superfície mais respeitada do mercado.

A plataforma Aerobahn é absolutamente compatível com o GANP (Plano Global de Navegação Aérea) da ICAO – Módulo SURF B0/2, que propõe que os operadores aeroportuários tenham acesso a dados de vigilância de superfície, em tempo real, como o elemento-chave para fins de consciência situacional comum nas operações de superfície.

A recente implantação da plataforma Aerobahn Runway Safety Service em Nashville como parte do programa SAI da FAA representa uma verdadeira quebra de paradigma para todos os aeroportos que buscam o aumento da segurança em suas operações de controle de tráfego aéreo, sem a necessidade dos altos investimentos associados à instalação e manutenção dos Radares de Superfície (SMR) e/ou das tradicionais plataformas A-SMGCS (Advanced Surface Movement, Guidance and Control System).

A Saab tem um posicionamento único no mercado, oferecendo a prestadores de serviços de navegação aérea, operadores aeroportuários, companhias aéreas e prestadores de serviços aeroportuários em terra, uma plataforma única – multiusuário e multimissão, alimentada exclusivamente por sensores cooperativos (MLAT/ADS-B), capaz de atender a necessidades de gestão eficiente de superfície, bem como detecção e alerta automatizados de conflitos iminentes de segurança. Tudo isto por uma pequena fração do custo dos tradicionais sistemas de proteção de pista.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter