A pintura comemorativa foi realizada por várias equipes do PAMA-LS e apresentada durante a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Brasília.
Agência Força Aérea: PAMA-LS, Tenente Paula Drumond E Tenente Vieira
O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) desempenhou um papel especial nas comemorações do Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) ao ser responsável pela pintura comemorativa de um A-29 Super Tucano, em homenagem aos 80 anos do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA). A aeronave foi customizada com uma pintura histórica que remete ao P-47 Thunderbolt pilotado pelo Capitão Aviador Fortunato Câmara de Oliveira, durante a Segunda Guerra Mundial.
O A-29 recebeu o código “C1” em branco na parte frontal, seguindo o padrão camuflado da época. O número “1” indicava o líder de Esquadrilha, e a letra “C” correspondia à 3ª Esquadrilha. Além disso, a insígnia Type 3b da Força Aérea Americana, sem o contorno azul, foi aplicada em ambos os lados da aeronave, mantendo a precisão histórica. No lado esquerdo, a aeronave exibe o símbolo “Senta a Púa” e a quantidade de missões realizadas representada por bombas na cor amarela, além de uma pequena suástica sobre a bomba nº 43, que simboliza a destruição de uma aeronave da Luftwaffe no solo naquela missão, realizada pelo Capitão Fortunato.
A pintura comemorativa foi realizada por várias equipes do PAMA-LS. A Subdivisão de Engenharia foi responsável pelo desenho técnico e pela Ordem Técnica do Comando da Aeronáutica (OTCA), enquanto a Subdivisão de Oficinas (TOFI) realizou a lavagem, serigrafia e pintura da aeronave. A Subdivisão de Aeronaves cuidou da remoção e instalação das superfícies móveis, e, na fase final, a inspetoria técnica assegurou a qualidade do trabalho.
“A TOFI encarou desafios significativos no processo, sendo responsável pela lavagem detalhada, serigrafia precisa e pintura meticulosa da aeronave”, destacou o chefe da Subdivisão, Capitão Especialista em Comunicações André Nunes Cunha Alves.
O resultado do trabalho foi apresentado durante a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, realizada em 23 de outubro de 2024, na Base Aérea de Brasília (BABR). O evento contou com a simulação da 199ª missão do 1º GAVCA, realizada em 4 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. A simulação envolveu as aeronaves P-47 Thunderbolt e A-29 Super Tucano, relembrando a bravura dos pilotos brasileiros que enfrentaram combates intensos para cumprir suas missões.
“Essa pintura comemorativa reforça a memória do 1º GAVCA e exalta o heroísmo dos pilotos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial, um legado que continua a inspirar a Força Aérea Brasileira”, exaltou o Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior.
Fotos: Soldado G. Lacerda/PAMA-LS