Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, promovidos no dia 25 de novembro, participaram, nessa sexta-feira (3), da tradicional cerimônia de apresentação ao Presidente da República, realizada no Clube do Exército, em Brasília (DF). Durante a solenidade, cada um dos recém-promovidos se apresentou ao Chefe do Executivo Federal, Jair Bolsonaro.
O evento contou com a presença do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno; dos Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.
Na cerimônia, 21 militares ascenderam ao posto de Oficial-General, dentre eles quatro da FAB: Brigadeiro do Ar Marcos Aurelio Vilela Valença, Brigadeiro do Ar Alexandre Hoffmann, Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto e Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça.
“É um momento que simboliza um marco muito importante na nossa trajetória profissional, de grande alegria por estar recebendo da Força Aérea esse voto de confiança, obviamente nos atribuindo maiores responsabilidades e novos desafios. É sempre muito motivador e instigante termos essa chance de continuarmos contribuindo para o cumprimento da missão da Instituição”, destacou o Brigadeiro Valença.
Vídeo: Sargento Chagas
Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica forma 117 novos Oficiais
Após muito estudo, abnegação e disciplina, chegou ao fim mais uma jornada para duas turmas do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada em Lagoa Santa (MG). Os 117 alunos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) de 2020 e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) 2021 tornaram-se, nessa quinta-feira (02), Oficiais da FAB.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e prestigiada por Oficiais-Generais da FAB e Oficiais da Marinha, do Exército, dentre outras autoridades civis. Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior parabenizou os novos Oficiais e destacou a importância do aperfeiçoamento contínuo do efetivo.
“Continuem estudando e se aperfeiçoando, pois dessa forma garantirão uma jornada virtuosa rumo ao futuro e preguem seus conhecimentos técnicos e aptidões de trabalho para atuarem nos 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade, tornando nossas asas ainda mais fortes”, declarou.
Entregando o Prêmio Força Aérea Brasileira aos primeiros colocados das duas turmas, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, falou sobre meritocracia e determinação. "A gente fica muito feliz em entregar para a Força Aérea Brasileira 117 novos Oficiais, novos líderes. É uma oportunidade que todos têm e a meritocracia é o fator primordial para que as pessoas possam ter a oportunidade de fazer os cursos e lograr seus caminhos como Oficiais e exemplo para o efetivo da FAB", disse.
Já o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa foi entregue pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, que destacou o reforço no efetivo da FAB. “Isso é muito importante para dar continuidade, cada vez mais, para as exigências tecnológicas, o preparo adequado nessa escola que é de excelência. Entregamos Oficiais realmente preparados para a Força Aérea”, pontuou.
Tanto esforço e determinação para se superar, pessoal e profissionalmente, fizeram a primeira colocada da Turma Kairos, Tenente Aline Maria Moreno, ser agraciada com a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo. “Estou muito emocionada, mas primeiramente quero dizer que sou grata a Deus e estou honrada de ocupar este lugar. A carreira militar é cheia de desafios e aqui não foi diferente. Tenho certeza que ainda tenho muito o que aprender para contribuir no cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira”, disse.
O momento mais marcante, no entanto, aconteceu com a entrega de espadas. O Tenente Ronaldo Figueiredo de Oliveira, da Turma Arcanjo, garantiu que a sensação de receber o símbolo do oficialato nas Forças Armadas foi mais uma conquista e que seguirá motivado para alçar novos voos. “Não tenho nem palavras para dizer. Entrei como recruta e cheguei ao máximo que poderia alcançar. Sou o militar das oportunidades que a FAB me deu. Agora, neste novo desafio, estou motivado a estudar mais e empenhar mais”, concluiu.
As turmas CFOE e EAOF
A Turma Kairos do CFOE conta com militares dos Quadros de Comunicações, Aviões, Armamento, Controle de Tráfego Aéreo e Meteorologia, que se dedicaram ao curso por dois anos. É destinado aos Sargentos do grupo básico da Força Aérea e com mais de oito anos de formado. Já os militares da Turma Arcanjo do EAOF cumpriram um cronograma intenso de 90 dias para se aperfeiçoarem em 14 especialidades. É exclusivo para o militar que possui graduação de primeiro Sargento ou de Suboficial e só pode ser prestado após 16 anos de serviço.
Inauguração do IEAD
O Comandante da Aeronáutica e o Comandante do CIAAR inauguraram, também nessa quinta-feira (2), o Instituto de Educação à Distância (IEAD). A implantação do IEAD, em Lagoa Santa, Minas Gerais, faz parte do processo de modernização, cuja sistemática proposta viabilizará a ampliação e o fortalecimento da educação no COMAER. Para melhor proveito da instalação cedida, foi criado um estúdio de gravação, para fomentar a produção de quaisquer cursos solicitados que precisem do auxílio de videoaulas no processo de aprendizagem.
O IEAD conta com infraestrutura que possibilita a utilização de recursos, tecnologias e metodologias tendo em vista a gestão do conhecimento, o aperfeiçoamento e a qualificação de pessoal de acordo com a visão estratégica, as políticas e os procedimentos do COMAER.
Diplomação do CAEM e CCEM
Ainda na quinta-feira (2), o Comandante da Aeronáutica participou, na Universidade da Força Aérea, localizada no Rio de Janeiro (RJ), da cerimônia de diplomação dos 186 Oficiais-Alunos que concluíram o Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) 2021 e o Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (CCEM) 2021. Na ocasião, também fizeram parte dos formandos cinco Oficiais estrangeiros, oriundos das Forças Aéreas do Chile, Argentina, República Dominicana, Panamá e Estados Unidos.
O CAEM tem por finalidade proporcionar aos Coronéis – dos Quadros de Aviadores, Engenheiros, Intendentes, Médicos e de Infantaria e que estejam em condições de ascenderem ao generalato – os conhecimentos necessários ao planejamento institucional e à Alta Administração do Comando da Aeronáutica.
Já o CCEM capacita Oficiais Superiores dos Quadros de Aviadores, Intendentes e de Infantaria e dos Quadros de Engenheiros, de especialistas e da Saúde para o exercício de funções de Estado-Maior e para o desempenho de cargos de Comando, Chefia e Direção.
Fotos: Sargento Bianca / CECOMSAER Fotos: Suboficial Nery
Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER