22 de Janeiro, 2014 - 09:27 ( Brasília )

Aviação

Base Aérea de Canoas realiza passagem de comando de suas unidades


O Esquadrão Aranha (2º/1º GCC) recebeu novo comandante no dia 13 de janeiro, em cerimônia militar presidida pelo Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro Roberto Carvalho, e realizada na Base Aérea de Canoas (BACO). O evento oficializou a passagem de comando do Esquadrão do Major Aviador Cyro Andre Cruz para o Major Aviador Alessandro Barbosa Arrais de Oliveira.
 
Em suas palavras de despedida, o Major Cyro ressaltou a importância do Esquadrão para o Brasil e para a Força Aérea Brasileira. “As participações diretas do Esquadrão Aranha na segurança do espaço aéreo durante grandes eventos, como a conferência Rio+20 e a Copa das Confederações, e na condução de operações de grande porte, dentre estas, a FAEX e a CRUZEX FLIGHT, ratificaram o 2º/1º GCC como uma unidade de alto valor estratégico para o nosso país”, finalizou o militar.
 
O novo Comandante do 2º/1º GCC, Major Arrais, é natural da cidade de São Paulo e possui em torno de 2.400 horas de voo, das quais, mais de mil horas em aeronaves F-5. Dentre seus cargos, foi Chefe das Seções de Doutrina, Pessoal e Operações do Esquadrão Pampa (1º/14º GAV) e Subcomandante da Base Aérea de Canoas. 
 
No dia 14 de janeiro, foi a vez dos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre (DTCEA-PA) e Canoas (DTCEA-CO) receberem seus novos comandantes. A cerimônia militar de passagem de comando também aconteceu na BACO e foi presidida pelo Coronel Aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento, Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).  Grupamento DTCEA-PA  S2 CORBETTI
 
A solenidade oficializou a chegada do Major Aviador Cyro André Cruz, que agora assume o DTCEA-PA no lugar do Tenente-Coronel Aviador Edmar Ferreira da Silva, e do Capitão João Luis Coelho da Silva, que recebeu o Comando do DTCEA-CO do Capitão Júlio Cesar de Souza.
 
O Major Cyro é natural da cidade de Niterói (RJ) e foi promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2010. Possui mais de 2000 horas de voo e seu último cargo foi o de Comandante do Esquadrão Aranha (2º/1º GCC). Já o Capitão Coelho é natural de Porto Alegre (RS) e foi promovido ao atual posto em 25 de dezembro de 2012. Seu último cargo foi de comandante do DTCEA de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso. 


ÚLTIMAS

Aviação

MAIS LIDAS