Entenda como funciona a equipe própria de meteorologia da companhia, cujo trabalho vai muito além prever as condições do tempo nos principais aeroportos e a até 12 mil metros de altitude
Todos os dias, Warren Weston se senta em sua mesa no Centro de Operações e Clientes (OCC, na sigla em inglês) da Delta, em Atlanta, e realiza um trabalho crucial para as operações da companhia: monitorar o clima. Weston, junto com outras 27 pessoas, atua na equipe interna de meteorologia da Delta, o maior departamento local desse tipo entre todas as empresas aéreas dos Estados Unidos.
E o que exatamente a equipe de meteorologia da Delta faz? Simplificando, eles monitoram o clima e criam previsões, atualizadas a cada seis horas,
e enviam essas previsões a vários grupos operacionais em todo o OCC, bem como à tripulação de voo de cada aeronave, para tomar decisões informadas sobre a rota de cada voo da Delta. Mas há muito mais do que isso.
Weston recentemente deu uma olhada nos bastidores de todas as funções que a equipe de meteorologia desempenha, desde atualizar a Ferramenta de Informações Meteorológicas e ajudar as tripulações de voo a evitar turbulências até prever as condições do tempo nos principais aeroportos e a até 12 mil metros de altitude.
HÁ DOIS GRUPOS COM FOCOS DIFERENTES DENTRO DA EQUIPE
O departamento de meteorologia da Delta funciona 24 horas por dia, dividido em dois grupos que trabalha com focos diferentes. Primeiro, há o grupo de superfície, que fica de olho nos hubs da Delta e em outros aeroportos importantes. As previsões que esse grupo produz giram em torno de qualquer obstáculo que as aeronaves possam encontrar ao entrar e sair do aeroporto e são capazes de orientar decisões operacionais.
Por outro lado, o grupo aéreo superior analisa os perigos que as aeronaves podem encontrar quando os voos já estiverem fora do solo, como áreas de turbulência, tempestades e até cinzas vulcânicas. Esse grupo trabalha com tripulações e planejadores de voo para ajudar a promover um voo seguro e confortável para passageiros e aeronaves da Delta.
Por exemplo: digamos que um vulcão entre em erupção em algum lugar ao longo de uma rota de voo. A equipe de meteorologia alertará os despachantes sobre o risco de lançamento de cinzas com bastante antecedência, para que a trajetória de voo possa ser alterada conforme necessário.
COLABORAÇÃO É A CHAVE
Tudo começa com o clima, e o objetivo da equipe de meteorologia é fornecer informações com prazo suficiente para que as equipes de operações possam tomar decisões estando informadas.
“Como nossa equipe está localizada dentro do OCC, onde são tomadas as decisões operacionais, podemos facilmente colaborar com outras pessoas ali dentro”, disse Weston. “Isso é especialmente útil durante operações irregulares, quando tentamos identificar o momento das piores condições climáticas. Compreendemos quais circunstâncias podem impactar a operação, e os produtos que criamos ajudam a melhorar a segurança e a eficiência operacionais”.
Cada dia começa com um briefing acompanhado por colegas de toda a operação da Delta, e um panorama de cinco dias é discutido. Focada nos principais hubs da Delta, essa perspectiva é fundamental para iniciar o processo de planejamento e decidir se serão necessárias alterações no cronograma operacional e envio de avisos aos clientes sobre atrasos nos voos.
Durante a fase de planejamento, a equipe de meteorologia trabalha na previsão, atualizada a cada seis horas e com validade de 30 horas, além de monitorar os voos que estão no ar. Essas previsões conduzem todas as decisões, desde rotas de voo até o staff.
Gerentes de estação
Uma previsão é produzida pela equipe de meteorologia e os gerentes das estações em cada aeroporto podem acessar tal material online para usá-lo para determinar coisas como se será necessário solicitar equipes extras. Por exemplo, se for prevista uma tempestade de neve, os gerentes de estação podem analisar essa predição e decidir que nível de operações de degelo terão de implementar e se isso exigirá pessoal adicional.
Planejadores de voo e despachantes
Os meteorologistas da Delta também divulgam previsões que analisam visibilidade, altura das nuvens, níveis de turbulência e outros fatores para que os planejadores de voo e despachantes possam tomar decisões, como se uma aeronave precisa transportar combustível adicional para um aeroporto alternativo em caso de adversidades climáticas.
“Nossos planejadores de voo e despachantes estão procurando coisas com várias horas de antecedência”, comentou Weston. “É como se existissem rodovias no céu e essas equipes pudessem usar nossas previsões para direcioná-las a qual poderia ser a melhor rota para um voo que está próximo de partir”.
Equipe de bordo
A turbulência é um dos principais focos do grupo que lida com as questões em altitude aérea, por isso é importante poder comunicar essas previsões especiais aos pilotos e comissários de bordo.
“Queremos manter nossas tripulações e clientes seguros e confortáveis”, afirma Weston.
Cada piloto tem um iPad na cabine de comando com um produto chamado Widget Weather que eles podem usar durante o voo, o que lhes permite ver as previsões da Delta para turbulência, tempestades ou qualquer outra coisa relacionada à segurança. Se a tripulação de voo identificar correntes de ar de padrões irregulares que possam causar turbulência, eles poderão então colaborar com o controle de tráfego aéreo para ver se têm espaço para subir ou descer um pouco para evitá-las.
É TUDO UMA QUESTÃO DE DADOS
E onde a equipe de meteorologia da Delta obtém os seus dados? Alguns vêm do Serviço Nacional de Meteorologia. Outros dados internos provêm de locais como os relatórios dos pilotos, que são enviados pelas tripulações e informam a equipe de meteorologia sobre a suavidade do voo, permitindo-lhes refinar os dados para as previsões de turbulência.
Outra fonte importante de dados é a Ferramenta de Informações Meteorológicas, um painel que mostra todos os hubs da Delta. Essa ferramenta útil analisa todos os principais hubs, incluindo os internacionais, para os próximos cinco dias e destaca aqueles em que pode haver um problema de moderado a grave. Isso ajuda a identificar potenciais áreas problemáticas e permite que o time de meteorologia e outros grupos do Centro de Operações e Clientes planejem o pessoal e as operações.
“Tudo o que fazemos é orientado para a segurança”, reiterou Weston. “Esse é sempre o nosso objetivo no final do dia”.
O TRABALHO DA EQUIPE DE METEOROLOGIA DA DELTA EM NÚMEROS
- 28 meteorologistas na equipe
- 2 focos nas equipes de trabalho: clima em altitude aérea e clima de superfície
- Centenas de alertas de perigo em altitude emitidos por dia
- 36 previsões para os hubs emitidas todos os dias
- São 9 previsões emitidas 4 vezes ao dia, a cada 6 horas
- Essas previsões são válidas por 30 horas
- Uma perspectiva de 5 dias é emitida para 9 hubs domésticos, bem como para Paris-Charles de Gaulle (CDG), Amsterdã-Schiphol (AMS) e Seul-Incheon (ICN)
- De 50 a 75 estações podem ter uma previsão meteorológica Delta durante operações irregulares, já que a equipe emite previsões de hora em hora para cada estação da linha principal ou Delta Connection que atenda aos critérios de operações irregulares