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Northrop Grumman revela drone furtivo XRQ-73

A Northrop Grumman, em colaboração com a Agência Americana de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), revelou um protótipo inovador do drone furtivo XRQ-73, equipado com um revolucionário sistema de propulsão elétrica híbrido.

A imagem do XRQ-73 foi divulgada no site oficial da corporação, marcando um avanço significativo no programa SHEPARD – Series Hybrid Electric Propulsion AiRcraft Demonstration.

Inovação Tecnológica

O desenvolvimento do XRQ-73 visa demonstrar e testar a mais recente tecnologia de motores híbrido-elétricos para aeronaves. De acordo com um comunicado da DARPA, o projeto utiliza o sistema de propulsão híbrido GHO e componentes do seu antecessor, o XRQ-72A Great Horned Owl, desenvolvido na década de 2010.

A tecnologia inovadora substitui o motor a jato tradicional por um gerador de eletricidade e motores elétricos que produzem empuxo. Essa abordagem oferece melhor economia, baixo nível de ruído e menor pegada térmica das turbinas elétricas, características que aumentam significativamente a furtividade do drone de reconhecimento.

Características e Design

O XRQ-73 é identificado como uma aeronave de reconhecimento, conforme indicado pelo seu índice XRQ-73, com a letra “X” destacando que é um protótipo. O design da fuselagem em forma de asa voadora “sem cauda”, semelhante aos bombardeiros furtivos B2 e B21 Raider e aos drones de reconhecimento a jato RQ-170 Sentinel, adiciona ainda mais furtividade ao drone.

Parâmetros Técnicos e Testes

Embora os detalhes técnicos do XRQ-73 não tenham sido divulgados, sabe-se que ele pesa 570 kg. A DARPA classifica-o como um drone do grupo 3, capaz de atingir velocidades entre 180 e 460 km/h e voar a altitudes inferiores a 5500 metros.

Futuro do Projeto

A Northrop Grumman anunciou que a DARPA planeja iniciar os testes de voo programados do protótipo até o final deste ano. A utilização de soluções técnicas do projeto anterior e de algumas unidades gastas no projeto SHEPARD deve acelerar o desenvolvimento de um produto em série, com o primeiro voo esperado nos próximos 20 meses.

Fonte e imagens: Northrop Grumman.

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