Search
Close this search box.

Navios da “Caribex 2017” realizam intercâmbio com Guarda Costeira dos EUA

No dia 30 de junho, foi realizado um intercâmbio entre militares da Guarda Costeira dos EUA e militares da Operação “Caribex 2017”, durante o período atracado no porto de San Juan, em Porto Rico.

Na ocasião, foi conduzido um exercício de Grupo de Visita e Inspeção com abordagens simultâneas no Navio Patrulha (NPa) “Guanabara” e no US Coast Guard Cutter “Winslow Griesser”.

No treinamento, houve a possibilidade de troca de informações e visualização dos procedimentos e técnicas adotadas pela MB e pela US Coast Guard.

O Grupo-Tarefa da Operação “Caribex 2017” é composto pelos Navios Patrulha “Bracuí”, “Guanabara” e “Guaíba” e desatracou de Belém (PA) em 12 de julho, já tendo passado pelo porto de Paramaribo, no Suriname.

NPaOc "APA" realiza comissão de apoio ao POIT

O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) "Apa" chegou à Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), no dia 25 de junho, após cumprir o programa de eventos da comissão “POIT-III”, que tem como missão apoiar o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT).

Nos 12 dias de comissão, o “Apa” realizou o transporte de material e de pessoal para propiciar o revezamento de militares que guarnecem o Posto, bem como de pesquisadores que, periodicamente, dirigem-se à ilha para conduzir projetos científicos relacionados ao desenvolvimento de fármacos e ao estudo da formação das rochas vulcânicas lá encontradas.

Concluído, com sucesso, o descarregamento dos materiais e dos gêneros, o NPaOc “APA” suspendeu para realizar ação de presença na região marítima da Ilha de Trindade e do Arquipélago de Martim Vaz.

No dia 21 de junho, o “Gavião Real” – como é conhecido o Navio – atracou no porto de Vitória (ES), onde recebeu a visita de 60 integrantes da Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAMES), de 100 crianças participantes do Programa Forças no Esporte do Ministério da Defesa (PROFESP) e de 40 adolescentes da Escola Emílio Nemer, os quais puderam percorrer o Navio e aprender sobre a vida do homem do mar.

Após a desatracação, o Navio regressou a BNRJ, com a presença de nove Aprendizes Marinheiros e um instrutor, atracando no dia 25 de junho, onde desembarcou o material proveniente da ilha de Trindade. Vale ressaltar que, além das pesquisas, a Ilha da Trindade ocupa um importante papel estratégico para o Brasil, pois aumenta consideravelmente a Zona Econômica Exclusiva (ZEE), na denominada “Amazônia Azul”.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter