O Navio-Patrulha “Pampeiro”, subordinado ao Comando de Patrulha Naval do Norte, abordou, em 16 de setembro, o empurrador “Elso Camara” e a balsa “Iracema”, nas proximidades do município de Curralinho (PA), durante as ações de patrulha e inspeção naval no contexto da Operação “Verde Brasil II”.
Estavam sendo transportados 378 metros cúbicos de madeira sem registro. Durante a inspeção naval, foi averiguada falta de escritura da embarcação, ausência de pessoal habilitado, bem como de nota fiscal, despacho, guia florestal e excesso de carga, colocando em risco a navegação e a salvaguarda da vida humana.
O empurrador e a balsa foram conduzidos até a cidade de Abaetetuba (PA), onde foram notificados, apreendidos e lacrados. A carga foi apresentada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que tomou as medidas cabíveis de autuação e destinação da carga apreendida.
Navio-Patrulha “Pampeiro” apreende empurrador no Rio Pará
No dia 12 de setembro, o Navio-Patrulha “Pampeiro”, subordinado ao Comando de Patrulha Naval do Norte, abordou o empurrador “Brilho de Luz” e a balsa “BIBI X”, nas proximidades do município de São Sebastião da Boa Vista (PA), durante as ações de patrulha e inspeção naval no contexto da Operação “Verde Brasil II”.
Na ação, foi verificada falta de documentação da embarcação, ausência de pessoal habilitado, bem como excesso de carga, colocando em risco a navegação e a salvaguarda da vida humana.
A documentação da carga foi verificada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, não sendo encontradas discrepâncias. O empurrador e a balsa foram conduzidos até a cidade de Abaetetuba (PA), onde foi notificado, apreendido e lacrado.